19 Jul, 2018

Caso de meningite meningocócica notificado em escola de Guimarães

No passado dia 17 de julho de 2018, foi notificado um caso de meningite meningocócica numa criança que frequenta um estabelecimento de educação e ensino, localizado no concelho de Guimarães.

No passado dia 17 de julho de 2018, foi notificado um caso de meningite meningocócica numa criança que frequenta um estabelecimento de educação e ensino, localizado no concelho de Guimarães, informa a Ordem dos Médicos.

A meningite meningocócica é uma doença bacteriana transmitida pessoa a pessoa por gotículas de saliva, como por exemplo, quando se tosse, espirra, dá beijos ou existe grande proximidade física. A bactéria causadora da doença, dada a sua fragilidade, não sobrevive fora do organismo humano.

A Autoridade de Saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Alto Ave, em colaboração com o Departamento de Saúde Pública do Norte da Administração Regional de Saúde do Norte, I.P., está a acompanhar a situação e a tomar as medidas preventivas necessárias, nomeadamente a quimioprofilaxia com antibiótico dos contactos íntimos identificados, de acordo com as normas técnicas da Direção-Geral de Saúde, com vista a prevenir a transmissão da doença.

As autoridades sugerem, “por uma questão de precaução”, que as pessoas que tenham estado em contacto com o doente estejam atentas ao aparecimento de sinais e sintomas, nomeadamente febre, dores e vómitos, nos dez dias seguintes ao último contacto com o doente. E que em cado de doença, deve ser contactada, em primeiro lugar,  a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24).

 

Ordem dos Médicos/SO/MM

ler mais

RECENTES

ler mais