CANABIS MEDICINAL ONLINE2025-09-04T17:26:23+01:00

DOR-ONLINE | SaudeOnline.pt

Com o apoio:

INVESTIGAÇÃO

ENTREVISTAS EM DESTAQUE

  • Canábis medicinal. “O INFARMED continuará a promover um enquadramento regulatório robusto, que assegure elevados padrões de qualidade”

    Em Portugal, os tratamentos com canábis medicinal são legalmente permitidos desde 2019, mas a utilização permanece relativamente limitada. Vasco Bettencourt, Diretor da Unidade de Licenciamentos da Direção de Inspeção e Licenciamentos do INFARMED, realça o papel da instituição para que haja um enquadramento regulatório robusto e que garanta a segurança dos doentes.

  • “Os Cuidados Paliativos não tratam o fim da vida. Tratam a vida como ela é”

    No Dia Mundial dos Cuidados Paliativos Pediátricos, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) e várias sociedades médicas lançaram um manifesto que denuncia a situação desta área em Portugal. Em entrevista ao SaúdeOnline, Cândida Cancelinha, vice-presidente da APCP e especialista em Cuidados Paliativos Pediátricos no Hospital Pediátrico de Coimbra, explica os desafios enfrentados pelas equipas – tanto de Cuidados Paliativos Pediátricos como de adultos –, o impacto para as famílias e a urgência de garantir uma cobertura mais equitativa e eficaz. Para a médica, os Cuidados Paliativos não tratam o fim da vida, mas sim a vida em toda a sua duração, assegurando qualidade, dignidade e apoio personalizado aos doentes e suas famílias.

  • “O farmacêutico pode ajudar o utente a maximizar os benefícios da canábis medicinal”

    O papel do farmacêutico na dispensa de canábis medicinal é fundamental, segundo a farmacêutica Ângela Rodrigues, membro do Conselho Consultivo Científico do Observatório Português da Canábis Medicinal. Contudo, alerta que falta conhecimento técnico-científico e formação específica sobre estes medicamentos/substâncias.

MAIS NOTÍCIAS

Go to Top