Campanha “PensaPositivo” pretende desmistificar alguns mitos relativos ao HIV

Explicar o que é o VIH, divulgar informação a toda a população e contribuir para uma diminuição do estigma são os principais objetivos.

O movimento PensaPositivo irá lançar, no decorrer desta semana, na rede social Instagram, um desafio para toda a população, de forma a desmistificar as formas de transmissão do Vírus da imunodeficiência humana (VIH) e combater o estigma ainda existente e associado ao mesmo.

O desafio #PensaPositivo consiste em tirar fotografias com abraços e partilhá-las no Instagram com a respetiva legenda e o hashtag #PensaPositivo, criando o efeito ‘buzz’ e chegando aos dispositivos móveis de muitos portugueses. Com este ato simbólico mostra que um abraço não transmite o VIH, destruindo, desta forma, mitos há muito impregnados na sociedade portuguesa.

O desafio, a ser lançado a propósito do dia mundial de luta contra a SIDA, que se assinala no dia 1 de dezembro, utiliza o abraço como elemento simbólico – é utilizado para demonstrar o longo caminho que existe ainda a percorrer no que respeita à informação pública e conhecimento dos cidadãos relativamente a este vírus. Pretende-se dar a conhecer, ajudar a prevenir e mostrar que é possível viver com o VIH.

O movimento Pensa Positivo surgiu de uma intervenção conjunta entre associações de doentes, sociedades científicas e Gilead Sciences, cujo principal objetivo é explicar o que é o VIH, contribuindo para uma erradicação dos preconceitos, e focando-se na informação pública sobre este tema, que apesar de ser debatido há muitos e muitos anos existe ainda uma grande parte da população que não tem muitos conhecimentos sobre a infeção viral, o que acaba por originar o estigma e discriminação.

Se quiser saber mais, aceda ao site www.pensapositivo.pt.

ler mais

RECENTES

ler mais