18 Jun, 2024

Câmara de Lisboa insta Governo a reforçar meios do SNS e criar “verdadeiro plano” para o verão

A Câmara de Lisboa decidiu instar o Governo a reforçar os meios do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e criar “um verdadeiro plano para o verão”, de modo a resolver os problemas nas urgências. 

Em reunião privada do executivo municipal, a vereadora do Bloco de Esquerda (BE), Beatriz Gomes Dias, apresentou uma moção pelo reforço do SNS e resolução dos problemas nas urgências, particularmente nas urgências de Ginecologia/Obstetrícia. De acordo com o documento, o plano do Governo para resolver os problemas nas urgências “não aumenta a capacidade do SNS” e aposta na externalização dos serviços para privados.

“Mais do que um plano para salvar o SNS, o Governo apresentou um plano de negócios para os grupos empresariais privados da saúde”, acusou o BE, referindo que a atuação da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, tem agravado o problema ao recusar a negociação das carreiras e salários com os médicos para fixar profissionais no SNS.

O BE criticou ainda a ministra da Saúde pela divulgação de números errados sobre doentes oncológicos a aguardar cirurgias e por tentar “esconder dos utentes as urgências encerradas, decretando o fim da publicação dos mapas das urgências na internet, e encaminhado os doentes para as linhas telefónicas da Saúde 24”, o que gerou indignação e levou ao recuo nesta decisão.

Por maioria, a câmara decidiu instar o Governo a reforçar os meios do SNS, “usando o orçamento do SNS para o desenvolvimento da resposta pública de saúde e não para financiar o setor privado”. Além disso, pretende-se que seja criado “um verdadeiro plano para o verão no SNS, que seja mais do que o reforço da linha SNS24”; bem como uma resposta às principais dificuldades identificadas, nomeadamente nas especialidades de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria na Grande Lisboa.

 

LUSA

Notícia relacionada

Mapa prevê fecho de urgências nos próximos dias

Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais
Redes Sociais:
Email
X (Twitter)
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
ler mais