Bolsa de investigação oferece 15 mil euros para projetos na área das leucemia e dos linfomas

Estão abertas as candidaturas à “Bolsa Neoplasias B Células Maduras”, uma iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e da Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH), com apoio da biofarmacêutica Gilead Sciences.

Já abriram as candidaturas para a Bolsa de Investigação na área da investigação científica ou epidemiológica em neoplasias de células B, que vai oferecer 15 000€ ao melhor projeto com a duração de um ano. A atribuição desta bolsa tem o objetivo de impulsionar a investigação científica e epidemiológica nas áreas de neoplasia de células B maduras. O prazo para a entrega dos projetos termina no dia 30 de janeiro de 2019, pelas 24 horas.

A participação nestes projetos representa um passo bastante importante na investigação das áreas da leucemia e do linfoma. A candidatura à bolsa é dirigida a investigadores portugueses ou estrangeiros que se encontrem a desenvolver projetos em instituições portuguesas, sendo que são valorizados projetos de carácter interdisciplinar e de colaboração entre instituições. Serão aceites projetos nas áreas do tratamento, diagnóstico, epidemiologia, qualidade de vida dos doentes e impacto a nível sociológico.

“Incentivar a investigação científica na área da oncologia é, sem dúvida, algo que pode trazer vários avanços na medicina a longo prazo. Nas edições anteriores conseguimos ótimos resultados na área do mieloma múltiplo e esperamos que este ano consigamos obter também ótimos resultados na área das neoplasias de células B maduras”, defende Manuel Abecasis, presidente da APCL.

Para a presidente da SPH, Maria Aida Fraga Botelho de Sousa, “é com satisfação que voltamos a juntar-nos à APCL e, este ano, à Gilead para apoiar os projetos de investigação científica, que podem trazer tão bons resultados para o futuro da oncologia”.

Os projetos submetidos serão avaliados por um júri composto pelo Dr. Mário Mariz, diretor do serviço de hemato-oncologia do IPO do Porto, pelo Dr. João Raposo, diretor do serviço de hematologia do Centro Hospitalar de Lisboa Norte e pela Prof Maria Gomes da Silva, professora de hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA) e diretora do serviço de hematologia clínica do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsas@apcl.pr

COMUNICADO

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais