20 Mar, 2023

Bebés prematuros têm maior dificuldade em lidar com dor repetida

Desta forma, todos os procedimentos médicos que são realizados nessa fase poderão vir a ter impacto no seu desenvolvimento, sugerem investigadores britânicos.

Os bebés prematuros têm maior dificuldade em lidar com dores repetidas comparativamente aos nascidos a termo, revelou um estudo da University College London  Hospitals (UCLH).

A justificação, segundo os autores, está no não desenvolvimento do mecanismo que permite a adaptação do ser humano à dor moderada, já que este deverá, de acordo com esta investigação, desenvolver-se no último trimestre de gravidez.

O trabalho de pesquisa envolveu 20 bebés, sendo dez deles pré-termo (testados ainda com menos de 35 semanas de idade gestacional), enquanto sete nasceram a termo ou pré-termo e foram avaliados em idade gestacional. Os dois grupos eram comparáveis ​​em termos de idade pós-natal real.

A equipa mediu as respostas dos bebés a uma punção dolorosa, mas clinicamente necessária (exame de sangue), que foi realizada duas vezes (com intervalo de três a 18 minutos) para cada criança.

SO

Notícia relacionada

Universidade de Coimbra defende reforço dos cuidados paliativos pediátricos

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Print Friendly, PDF & Email
ler mais