27 Jun, 2025

Bastonário alerta para crise no SNS

Carlos Cortes defende que o SNS está “em momento crítico sem precedentes” e exige mudança urgente nas políticas de saúde.

Bastonário alerta para crise no SNS

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, afirmou esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) atravessa um “momento crítico sem precedentes”, atribuindo o agravamento da situação às políticas públicas que, segundo disse, têm fragilizado o sistema ao longo da última década.

Na tomada de posse para o novo mandato (2025–2029), realizada em Lisboa, Cortes sublinhou que “proteger o SNS é proteger a Constituição”, defendendo-o como “alicerce da democracia” e instrumento essencial para garantir o direito à saúde dos cidadãos.

“O SNS é motivo de legítimo orgulho, mas esse orgulho convive hoje com uma inquietação crescente”, declarou, na presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

O bastonário apontou vários problemas críticos: urgências hospitalares em colapso, médicos exaustos, listas de espera crescentes e doentes sem alternativas viáveis. Lamentou ainda o elevado esforço financeiro das famílias, com cerca de 28% da despesa em saúde a ser paga diretamente do bolso dos utentes.

“O sistema tornou-se refém de uma lógica ‘urgênciocêntrica’ que nenhum outro país conseguiria sustentar”, disse.

Cortes também criticou o desinvestimento nas infraestruturas, as dívidas hospitalares, a falta de manutenção dos centros de saúde e a desvalorização continuada da carreira médica.

No entanto, deixou claro que não ignora o papel do setor privado e social, defendendo a sua integração equilibrada no sistema de saúde. Reforçou a necessidade de desburocratização do SNS, com aposta na interoperabilidade digital e melhor comunicação entre níveis de cuidados.

Como soluções, Carlos Cortes propõe uma nova carreira médica transversal aos setores público, privado e social, com reconhecimento do desgaste rápido da profissão, reforço do internato médico e reformas estruturais urgentes.

Reeleito a 3 de junho sem oposição, Carlos Cortes cumpre agora o seu segundo mandato como bastonário da OM. A primeira eleição foi em março de 2023, tendo vencido com 61,94% dos votos na segunda volta.

SO/Lusa

Notícia Relacionada 

Ordem dos médicos exige correções no sistema de respostas às listas de espera 

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais