21 Mai, 2023

Banco de Leite Humano do Norte já alimentou 29 bebés prematuros

Tendo em conta que apenas uma em cada 3 mães de bebés extremamente prematuros são capazes de manter a lactação suficiente para satisfazer as necessidades destes, os restantes lactentes beneficiam da ingestão de leite humano de dadoras.

O leite doado ao Banco de Leite Humano do Norte (BLHN), sediado no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), alimenta bebés prematuros dentro e fora do hospital. “O BLHN já recebeu mais de 150 litros de leite humano, distribuídos por 29 prematuros do Norte do país”, de acordo com nota enviada à imprensa.

Com o objetivo de distribuição do leite humano por todos os bebés prematuros do norte do país, o BLHN distribui o leite doado dentro e fora do CHUSJ, concretizando o que diz ser “uma rede sinérgica entre hospitais públicos do Norte de Portugal”.

O BLHN nasceu em setembro de 2022 no CHUSJ para permitir o alimento para os bebés mais frágeis internados em Unidades de Neonatologia da zona Norte.

As vantagens do leite humano são amplamente reconhecidas, com ganhos em saúde universalmente aceites, pelo que, na impossibilidade de a mãe amamentar o bebé, o leite de dadora colmata as necessidades nutricionais, com comprovada eficiência na progressão alimentar e na diminuição de complicações digestivas graves e de infeções”, refere a instituição.

O processo de recrutamento de dadoras de leite humano é anónimo e confidencial e quem quiser pode pedir apoio ao Banco para doar leite.  

Texto: Maria João Garcia
Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais