3 Abr, 2019

Associação de Esclerose Múltipla quer inaugurar em junho novas instalações em Gaia

A Associação Nacional de Esclerose Múltipla, sediada em Valbom, no concelho de Gondomar, prevê inaugurar em junho as novas instalações em Vila Nova de Gaia, no âmbito dos 20 anos da instituição.

Segundo Lurdes Silva, a conclusão da nova sede, localizada num espaço de 330 metros quadrados que em tempos serviu de creche da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, aguarda apenas pela concessão de um empréstimo bancário.

A inauguração do projeto, que “consistiu na restauração de um espaço cedido pela Câmara de Vila Nova de Gaia e onde irão ser prestados os serviços e apoios que ocorrem nas instalações em Valbom, de função cognitiva, destreza manual, física, fisioterapia e atividades lúdicas”, esteve prevista para dezembro de 2018.

Contudo, os responsáveis “foram confrontados com imensos problemas burocráticos que geraram um desvio orçamental tremendo – cerca de 40 mil euros – para o qual a instituição não estava preparada”, explicou à Lusa a coordenadora.

“Neste momento, [o projeto] está parado a aguardar um empréstimo bancário depois de ter ganho um financiamento no âmbito da Fundação EDP, e do qual nos foi entregue 55% do valor da restauração, que ascendia aos 120 mil euros”, disse a responsável.

Situado junto à praia da Aguda, Lurdes Silva afirmou-se “convencida que em junho” a Associação terá as instalações prontas.

Também para Gaia está prevista “a construção pioneira de um lar para doentes com esclerose múltipla”, cujas obras contavam “já ter arrancado”, mas que por “falta de concursos no âmbito do Portugal 2020 ainda não foi possível obter o financiamento”.

“Abriram imensos [concursos] para formação, mas nenhum para a construção de equipamentos de raiz”, lamentou Lurdes Silva, mantendo-se na expectativa de “que até ao final do ano abra um concurso”.

O lar, segundo a coordenadora, “vai funcionar em Vilar do Paraíso, num terreno também cedido pela autarquia, no âmbito de uma permuta com um terreno que associação possuía na Senhora do Monte”.

As comemorações dos 20 anos da instituição estão previstas para o final de maio.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais