5 Abr, 2019

Artrite reumatoide: campanha alerta para limitações diárias dos doentes

Apertar um simples botão de uma camisa pode ser um grande desafio para a maioria das pessoas com artrite reumatoide (AR). É este o mote da campanha de sensibilização que a Sanofi Genzyme vai lançar para assinalar o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide.

Através da distribuição de botões cor de laranja, que pretendem alertar para uma das muitas limitações do quotidiano desta população que vê a sua Qualidade de Vida afetada em pequenos gestos do dia-a-dia.

Os botões serão distribuídos amanhã, dia 6 de abril, durante as XIX Jornadas da ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatoide, incentivando-se a sua utilização em solidariedade para com estes doentes.

“O doente está no centro de tudo o que fazemos. Com esta ação pretendemos sensibilizar para quem sofre de artrite reumatoide e não tem os seus sintomas devidamente controlados. Diferentes doentes têm diferentes necessidades de gestão da doença, e a inovação é fundamental para dar resposta e expandir a oferta de tratamento às pessoas que vivem com esta doença”, afirma Francisco del Val, Diretor Geral da Sanofi em Portugal.

Em Portugal, cerca de 40 000 pessoas diagnosticadas com AR, uma doença inflamatória crónica que pode limitar os gestos diários como abrir uma porta, agarrar uma caneta ou calçar uns sapatos.

Quando não tratada precoce e adequadamente, a AR acarreta graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e laboral, para além de uma elevada comorbilidade e mortalidade.

MMM/Comunicado

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