8 Mar, 2021

APP ajuda a prever alterações hemorrágicas da mulher

Aplicação móvel permite às mulheres, com SIU (sistemas intrauterinos) da Bayer, registar as suas alterações hemorrágicas mensais.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher que hoje se assinala é lançada a app MyIUS, indicada para todas as mulheres que utilizem sistemas intrauterinos (SIU) da Bayer. Esta aplicação móvel tem como objetivo ajudar no aconselhamento e monitorização das alterações hemorrágicas, criando um padrão e previsões das próximas hemorragias.

A app MyIUS destina-se às mulheres que no aconselhamento contracetivo optam pela utilização e colocação do SIU e demonstram incerteza ou insatisfação sobre a evolução do seu padrão hemorrágico. Tem como finalidade apoiar as mulheres na utilização do seu SIU e facilitar a comunicação com o profissional de saúde, através de um registo personalizado. Com a MyIUS, as mulheres conseguem monitorizar e prever o efeito do SIU na hemorragia uterina, de acordo com os dados que são introduzidos.

É uma app gratuita para smartphones, contudo não pretende tomar decisões em termos de diagnóstico, nem substitui os conselhos de um médico.

A aplicação permite a introdução de informações básicas no início, como dados demográficos, data de colocação do SIU e um registo diário do spotting da hemorragia durante 90 dias. Esta informação é posteriormente analisada por um modelo de inteligência artificial (IA), criado e patenteado pela Bayer em 2019, que permite depois fazer uma previsão do padrão hemorrágico para os próximos 6 meses.

Pelas suas características é destinada a todas a mulheres que gostariam de obter mais informações sobre sistemas intrauterinos como método contracetivo, pois este permite registar a forma como as suas hemorragias mudam mensalmente, durante a utilização do SIU.

A MyIUS, criada pela Bayer, é um dispositivo médico e vem dar o seu contributo ao conjunto de apps que já existem, a nível nacional e mundial, dedicadas à saúde feminina nas mais diversas áreas, desde a saúde íntima da mulher com o controlo do ciclo menstrual e período fértil, à alimentação, exercício físico, rotina e meditação, entre as tipologias de apps mais utilizadas.

 

Notícias relacionadas:

ler mais

RECENTES

ler mais