APIFARMA lança jogo para promover literacia em Saúde nas escolas

Na semana em que se assinalou o Dia Mundial da Saúde, a APIFARMA iniciou a distribuição do jogo “Tratar de Mim” nas escolas do país. O jogo de tabuleiro recorre às componentes lúdica e pedagógica para atuar precocemente junto dos mais jovens e melhorar a informação sobre o uso de medicamentos.

Os parceiros do programa “Tratar de Mim” defendem que crianças mais informadas serão cidadãos mais responsáveis, por isso desenvolveram um jogo com o objectivo de alargar aos mais jovens a partilha de informação sobre Saúde e a promoção de hábitos de vida saudável.

O jogo de tabuleiro, pensado para crianças dos 7 aos 12 anos de idade, permite trabalhar precocemente a capacidade dos mais novos tomarem decisões fundamentadas sobre a sua Saúde, através de questões relacionadas com saúde, hábitos de vida saudável e uso responsável do medicamento.

A APIFARMA OTC, comissão que representa o conjunto das empresas que desenvolvem atividade na área dos medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM), define a iniciativa como um passo importante para melhorar os níveis de Literacia em Saúde das crianças e jovens.

Para Mafalda Araújo, vice-presidente da APIFARMA OTC, “através do jogo, o programa assume-se como um parceiro dos professores na divulgação e promoção da Literacia em Saúde em Portugal”.

O jogo é composto por um tabuleiro, 48 cartões de perguntas e respostas, uma folha com 8 autocolantes, uma caderneta, um dado e quatro pinos.

Respostas certas às questões, para além de proporcionarem o contacto com o tema, permitem que os jogadores ganham um selo autocolante que permite completar a caderneta “Armário dos Medicamentos”.

No fim do jogo, as crianças contactam com toda a informação que permitirá organizar, juntamente com os pais, o armário de medicamentos em casa.

A APIFARMA reforçou, nos últimos anos, a sua aposta na disponibilização de informação que permita aos cidadãos portugueses tomar decisões racionais em Saúde através da criação, em 2015, de um programa de Literacia em Saúde, o “Tratar de Mim”.

O programa “Tratar de Mim” é uma iniciativa da Comissão APIFARMA OTC e tem como parceiros a ANF – Associação Nacional das Farmácias, a DGS – Direcção-Geral da Saúde, o INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., a Ordem dos Farmacêuticos, a Ordem dos Médicos e a Valormed.

O programa visa contribuir para a gestão de problemas de saúde menores, através de uma maior consciencialização da população portuguesa para a utilização responsável dos MNSRM e para a importância do aconselhamento na sua utilização.

Desde 2016 que o jogo “Tratar de Mim” é uma das actividades disponíveis para as crianças que visitam o espaço “Farmácia/Laboratório Saúde” da KIDZANIA, em Lisboa, estando também disponível para download no website da APIFARMA, em www.apifarma.pt/tratardemim.

COMUNICADO/ SO

ler mais

RECENTES

ler mais