8 Jan, 2020

Anja Salehar é a nova Diretora Geral da Novo Nordisk

Anja Salehar vai liderar a equipa portuguesa de cerca de 50 pessoas depois de ter estado à frente da companhia na Eslovénia durante quase sete anos.

Anja Salehar, de nacionalidade eslovena, juntou-se à multinacional dinamarquesa Novo Nordisk em 2007, como Product Manager da área da Diabetes no mercado da Eslovénia. Entre 2011 e 2018, enquanto Diretora Geral da companhia no mesmo país, implementou estratégias e planos de curto e longo prazo para fortalecer a liderança da Novo Nordisk nas suas principais áreas terapêuticas, sendo responsável pela gestão de portfólio e aplicação de medidas para garantir um serviço de grande qualidade.

Durante tempo que passou na Eslovénia, Anja esteve ativamente envolvida em diálogos mais amplos sobre saúde enquanto membro dirigente associação local de indústria farmacêutica inovadora (FIRDPC), que por sua vez pertence à Federação Europeia de Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA) . Nesta altura desempenhou também o papel de líder do grupo de trabalho Health & Growth, entre 2012 e 2017, cujo objetivo é garantir o acesso atempado a medicamentos inovadores e a parcerias estratégicas entre as indústrias farmacêuticas inovadoras na Eslovénia.

Entre 2018 e 2019 foi Brand Director da área das insulinas para toda a região da Europa em Copenhaga, na Dinamarca.

Com mais de 15 anos de experiência na indústria farmacêutica, a maior parte dos quais na Novo Nordisk,  Anja Salehar refere  estar “muito orgulhosa e satisfeita por abraçar este novo desafio não só pela equipa talentosa [que irá liderar], mas também por poder criar verdadeiro impacto no país que tem uma das maiores prevalências da diabetes na Europa, com mais de um milhão de portugueses a viver com a doença”.

Um dos seus principais objetivos é “ajudar a encontrar soluções que permitam criar um ambiente mais adequado ao acesso de novas terapêuticas de forma sustentável para o Serviço Nacional de Saúde em Portugal.”

Ao mesmo tempo “ainda há muito trabalho a fazer para que as pessoas com diabetes tenham acesso ao melhor tratamento possível, adaptado a cada caso e tendo em atenção as suas comorbilidades, e para que se consiga travar o aumento da prevalência desta patologia. É nesse sentido que vamos continuar a trabalhar com os principais stakeholders da saúde e com os decisores, para melhorar o diagnóstico, prevenção e tratamento da diabetes e da obesidade, bem como das múltiplas patologias associadas”.

“No sentido da prevenção, o passo que tomámos mais recentemente foi a assinatura do Memorando de Entendimento de Cooperação para a entrada de Lisboa no movimento Cities Changing Diabetes, em que contamos com a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), a Administração Regional da Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a NOVA Medical School que pretende promover atividades de sensibilização para a diabetes e prevenção desta patologia”.

Anja Salehar é mestre em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Liubliana e mestre em Gestão e Economia em Saúde pela Faculdade de Economia da Universidade de Liubliana.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais