24 Out, 2023

Ana Figueiredo é a nova presidente do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão

Ana Figueiredo, pneumologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi eleita a nova presidente do grupo, para o quadriénio 2024-2027. A tomada de posse realizou-se no passado dia 14 de outubro, na Reunião de Outono do Grupo de Estudos de Cancro do Pulmão (GECP).

A presidência da direção do GECP passa a ser ocupada por Ana Figueiredo, após 4 anos de liderança da antiga presidente, Teresa Almodovar, médica pneumologista no IPO de Lisboa. “A Reunião de Outono encerrou este mandato, mas acredito que, com a nova direção, haverá uma continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido até agora, ou seja, muitos estudos, reuniões científicas e divulgação da problemática do cancro do pulmão junto da população”, afirmou a presidente cessante.

Teresa Almodovar considera que os anos do seu mandato “foram quatro anos de trabalho intenso, mas de grande colaboração”, e que o “sucesso” alcançado “só foi possível através do empenho de todos aqueles que colaboraram com o GECP”. “Agradeço a todos os que têm vindo a cooperar com o grupo desde a sua fundação, que já conta com quase 25 anos”, conclui.

Ana Figueiredo transmitiu o relevo da participação contínua dos vários membros do GECP, salientando que “uma das coisas que mais caracteriza este grupo é o constante interesse e uma vontade firme de discussão que nos impulsiona a alcançar avanços importantes no estudo do cancro do pulmão”. “Tenho a certeza que, na transição da antiga para a nova direção, continuaremos o mesmo trabalho, pois é através da descoberta de novas terapêuticas para esta patologia que este grupo fortalece o seu propósito de ser multidisciplinar”, afirma a nova dirigente.

A nova presidente da direção do Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão é licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra em 1988, e é especialista em pneumologia desde 1996, estando dedicada às áreas de pneumologia oncológica e tabagismo desde 1998.

CG

Notícia relacionada

“Os rastreios do cancro do pulmão são fundamentais”

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais