15 Set, 2021

Alzheimer Portugal: partilhar experiências para memória futura

Iniciativa reforça possibilidade de se prevenir o desenvolvimento de várias demências, caso sejam adotadas estratégias adequadas.

No âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, que se assinala a 21 de setembro, a Associação Alzheimer Portugal lança uma campanha que convida os portugueses a partilharem experiências para memória futura, com o propósito de reforçar que a demência não faz parte do envelhecimento normal e que é uma condição que pode ser evitada.

De acordo com o neurologista e presidente da Comissão Científica da Alzheimer Portugal, Celso Pontes, apesar de não se conhecer o número exato da população nacional que sofre de demência em Portugal, os dados estimam para “cerca de 205 mil casos de demência, sendo a doença de Alzheimer cerca de 60 a 70% destes. A incidência, para Portugal, seria de 19,9 por mil habitantes e dá-nos uma ordem de grandeza do problema”.

Segundo revela a responsável pelas relações institucionais da associação, Catarina Alvarez, “conhecem-se hoje vários fatores de risco associados às demências que podem ser minimizados se forem adotadas estratégias adequadas, relacionadas com um estilo de vida saudável e com a estimulação intelectual e social”.

Assim, acrescenta, é fundamental “levar a cabo iniciativas que contribuam para melhorar a saúde do nosso cérebro e contrariar as estimativas previstas referentes ao número de pessoas que desenvolverão demência nos próximos anos”.

Neste sentido, a Alzheimer Portugal, durante o mês de setembro, “convida os cidadãos a participarem em experiências, online, que os ajudem a conhecer os fatores de risco modificáveis e o que podem fazer para os reduzir”, explica Catarina Alvarez. Assim, as iniciativas disponíveis, todas dinamizadas por figuras públicas, são uma “sala de convívio” em direto, uma de leitura partilhada, um workshop de alimentação saudável, um ensaio musical e uma sessão de treino.

Saiba mais informações aqui.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais