27 Ago, 2025

Açores implementam carreira de Técnico Auxiliar de Saúde nos hospitais

O SINTAP/Açores e os hospitais da região assinaram o acordo que concretiza a carreira de Técnico Auxiliar de Saúde, garantindo 35 horas semanais, subsídio de insularidade e pagamento de retroativos desde janeiro de 2024.

Açores implementam carreira de Técnico Auxiliar de Saúde nos hospitais

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (SINTAP) e os hospitais da Região Autónoma dos Açores assinaram o acordo que implementa a carreira de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS).

O documento foi formalizado na Secretaria Regional da Saúde, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, e garante aos profissionais desta carreira – criada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 120/2023, de 22 de dezembro – o direito ao horário semanal de 35 horas e ao subsídio de insularidade, em condições idênticas às das restantes carreiras da administração pública.

Segundo o sindicato, os TAS dos hospitais açorianos começaram já em agosto a receber os novos vencimentos, de acordo com a tabela remuneratória própria, e foi igualmente iniciado o pagamento dos retroativos, devidos desde 01 de janeiro de 2024. No Hospital de Angra do Heroísmo esse processo já arrancou, estando previsto que fique concluído nos restantes hospitais até final de setembro.

O SINTAP manifestou satisfação pelo acordo, sublinhando que a tutela “honrou a sua palavra e fez finalmente justiça a esta nova carreira de TAS”.

A estrutura sindical recorda ainda que a implementação da carreira nas Unidades de Saúde da região já estava concluída há mais tempo, uma vez que esses trabalhadores estão abrangidos pelo regime de funções públicas.

LUSA/SO

Notícia relacionada

Técnicos auxiliares de saúde dos Açores equiparados a colegas da Função Pública

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais