A Importância da Investigação em Enfermagem
Enfermeira especialista em Enfermagem de Reabilitação

A Importância da Investigação em Enfermagem

A investigação em Enfermagem desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na melhoria contínua dos cuidados de saúde. Segundo a Ordem dos Enfermeiros, a investigação é um processo sistemático, científico e rigoroso que procura aumentar o conhecimento da disciplina de Enfermagem, respondendo a questões e resolvendo problemas para beneficiar os utentes, famílias e comunidades​. Sendo essencial para garantir que os cuidados prestados sejam baseados na melhor evidência disponível e contribuindo para a qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem.

A investigação em Enfermagem abrange diversos aspetos da saúde, incluindo a promoção da saúde, prevenção de doenças e o cuidado à pessoa ao longo do ciclo vital. Sendo fundamental para o desenvolvimento, avaliação e evolução do conhecimento na área, promovendo também o desenvolvimento profissional dos enfermeiros​.

Ao promover-se uma cultura de investigação, e o incentivo do pensamento crítico, a prática de Enfermagem evoluiu continuamente, adaptando-se às novas descobertas e exigências do setor da saúde.

O desenvolvimento de investigação não só melhora a prática clínica, mas também tem um impacto direto na saúde da comunidade. Estudos que se focam nas necessidades da pessoa, na educação para a saúde, em estratégias inovadoras de gestão e formação em Enfermagem, são prioritários e contribuem significativamente para a saúde pública​. Ao identificar e abordar as necessidades específicas das populações, a investigação pode melhorar os resultados de saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.

Assim, pode-se afirmar que a investigação em Enfermagem é um pilar essencial para a prática clínica, uma vez que permite a evolução contínua, assegura a qualidade e segurança dos cuidados e contribui para a saúde das comunidades. É fundamental que os enfermeiros, gestores, instituições de saúde e de ensino, promovam e valorizem a investigação, garantindo os recursos necessários para o seu desenvolvimento contínuo. Este investimento desencadeará o avanço da Enfermagem, como ciência, com forte componente para a prática, comprometida com a melhoria constante dos cuidados de saúde.

Ordem dos Enfermeiros. (2006). Investigação em Enfermagem – Tomada de Posição. https://www.ordemenfermeiros.pt/arquivo/tomadasposicao/Documents/TomadaPosicao_26Abr2006.pdf
Lal, M. M. (2021). Why Nursing Research Matters. The Journal of Nursing Administration, 51(5), 235–236. https://doi.org/10.1097/NNA.0000000000001005

 

Notícia relacionada

Cuidados de Enfermagem Pós-anestésicos: Reflexões sobre Autonomia e Competência

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais