Banco de Leite da MAC apoiou mais de 4 mil bebés prematuros em 17 anos
O Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa apoiou mais de 4 mil recém-nascidos prematuros desde 2009, graças à doação de 640 mães, tendo permitido a recolha de cerca de 6.700 litros de leite e uma média anual de 240 bebés alimentados.

Mais de 4 mil bebés prematuros foram alimentados ao longo dos últimos 17 anos pelo Banco de Leite Humano da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, segundo dados divulgados pela Unidade Local de Saúde São José.
Desde a sua criação em 2009, a estrutura contou com o contributo de 640 mães dadoras, permitindo a recolha de cerca de 6.700 litros de leite humano e o apoio médio de 240 recém-nascidos prematuros por ano.
Em comunicado, a ULS São José assinala o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, destacando a importância de garantir o acesso de bebés de risco a leite humano seguro, especialmente nos casos de grande prematuridade.
A médica neonatologista Ana Melo, responsável pelo banco de leite, sublinha que a data representa também um momento de reconhecimento às mães dadoras e às equipas de profissionais e voluntários envolvidos no processo.
O leite doado é utilizado não apenas na MAC, no Hospital Dona Estefânia e no Hospital de Santa Marta, mas também distribuído a várias unidades de neonatologia do país, incluindo o Hospital Fernando Fonseca, Garcia de Orta, Cascais e Beatriz Ângelo.
O Banco de Leite Humano da MAC trabalha em articulação com o Banco do Bebé, que apoia famílias dadoras em Lisboa e assegura o transporte do leite até à maternidade.
A instituição reforçou a sua rede de recrutamento de dadoras através de parcerias estabelecidas com a ULS Lisboa Ocidental, em 2017, e com a ULS Arrábida, desde 2024.
Segundo a ULS, a utilização de leite humano em recém-nascidos de risco contribui para reduzir complicações intestinais, infeções graves e mortalidade neonatal.
Em Portugal, existe ainda o Banco de Leite Humano do Norte, inaugurado em 2022 no Hospital de São João, no Porto, que constitui o segundo banco do género no país.
LUSA/SO
Notícia relacionada
Maternidade de Santa Maria atinge recorde de partos e marca melhor ano em mais de uma década
NOTÍCIAS RECENTES
- Banco de Leite da MAC apoiou mais de 4 mil bebés prematuros em 17 anos 18 de Maio, 2026
- Farmacêuticas demoraram nove meses a pedir financiamento de novos medicamentos em Portugal 18 de Maio, 2026
- “A investigação clínica com canábis medicinal tem um enorme potencial de crescimento em Portugal” 18 de Maio, 2026
- Sociedade de Medicina do Viajante alerta para consulta prévia antes de viagens para zonas com hantavírus 18 de Maio, 2026
- Técnicos de emergência promovem vigília contra alterações previstas para o INEM 18 de Maio, 2026
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Pouca formação em Gestão na MGF 3.3k visualizações
“Não devemos centrar o trabalho apenas nos indicadores” 3.3k visualizações
Fibrilhação auricular e o papel do médico de família na decisão terapêutica 3k visualizações
Novo modelo: trilhos formativos 2.9k visualizações
Travar a DPOC, a próxima exacerbação não avisa 2.6k visualizações
“Lower for Longer”: combinação precoce e adesão terapêutica no centro da prevenção cardiovascular 1.9k visualizações






