30 Jan, 2025

Governo fixa valor para cuidados pediátricos na rede de cuidados continuados

O Governo fixou em 250 euros o valor dos cuidados pediátricos de nível 1 e em 80 euros no ambulatório, no âmbito de uma experiência-piloto na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Governo fixa valor para cuidados pediátricos na rede de cuidados continuados

Os valores para cuidados pediátricos, fixados por dia e por utente numa portaria, publicada hoje em Diário da República, compreendem todos os cuidados e serviços contratualizados, sendo os encargos decorrentes da prestação de cuidados da responsabilidade do Ministério da Saúde.

A portaria publicada hoje revoga um despacho de 23 de junho de 2016, que fixava os valores em 161,33 euros e 46,44 euros, respetivamente, e em que era já referido o objetivo de desenvolver experiências-piloto no contexto da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) na área dos cuidados pediátricos.

No programa de emergência para a saúde, o atual Governo estabelece como prioridade “expandir e melhorar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e dotá-la do financiamento adequado para o prosseguir dos fins com qualidade e sustentabilidade”.

“A oferta da RNCCI na área dos cuidados pediátricos é uma necessidade no Serviço Nacional de Saúde, pelo que entende o Governo que deve a mesma ser adequadamente financiada para garantir a continuidade e maior oferta desta modalidade de cuidados”, lê-se na portaria que entra em vigor na sexta-feira, com efeitos retroativos a 1 de janeiro deste ano.

A portaria é assinada pelo ministro de Estado e das Finanças, Joaquim José Miranda Sarmento, pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, e pela secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé.

LUSA

Notícia relacionada

“Os Cuidados Paliativos Pediátricos não se destinam apenas a crianças com cancro”

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais