30 Dez, 2019

35 anos depois, Castelo de Vide vai ter nova extensão de saúde

Vai ser construída uma nova extensão de saúde na freguesia rural de Póvoa e Meadas, num investimento de 200 mil euros.

“Era um assunto que há cerca de 35 anos estava pendente, a existência de uma extensão do centro de saúde num espaço próprio, coisa que até à data nunca aconteceu”, explicou à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

De acordo com o autarca, a atual extensão de saúde funciona num espaço cedido pelo lar de idosos da freguesia de Póvoa e Meadas, que é considerado “inadequado” para corresponder às necessidades de prestação de cuidados de saúde à população.

Para que a nova extensão de saúde venha a ser uma realidade, a Câmara de Castelo de Vide e a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) assinaram um protocolo que visa a deslocalização da extensão de saúde para um espaço pertencente ao município.

A assinatura do protocolo ocorreu durante as comemorações dos 45 anos do Hospital Doutor José Maria Grande, de Portalegre.

O protocolo estabelece que o município vai ceder uma parte do edifício onde está instalada a sede da Associação Desportiva e Cultural de Póvoa e Meadas, localizada no centro da povoação.

A Câmara de Castelo de Vide assegura 50% da contrapartida financeira nacional referente às obras no edifício para funcionamento da futura extensão de saúde e em igual percentagem para a aquisição de mobiliário e equipamentos.

“A ULSNA, promotora do projeto, está a ultimar uma candidatura e nós queremos acreditar que a obra arranque em meados de 2020, sendo expectável que tenha a duração de um ano”, disse o autarca.

SO/LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais