8 Out, 2021

XXIII Congresso Português de Reumatologia “marca o reencontro” da especialidade

Em entrevista, a presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) destaca o Congresso como uma oportunidade para abordar práticas e atualizações nesta área, quer em recomendações clínicas, quer em novas terapêuticas.

“Depois de termos estado dois anos a promover as nossas formações e eventos em formato online, queremos que o Congresso Português de Reumatologia seja o momento em que as pessoas se voltam a reunir para discutir as principais doenças e atualizações na área da Reumatologia”, começou por afirmar a presidente da comissão científica do evento, Helena Canhão.

“Achamos que vai ser uma oportunidade para o convívio, para momentos sociais e de conversa, porque é importante as pessoas estarem juntas”, revelou a especialista, sublinhando que o Congresso não recebe “só reumatologistas, mas também médicos de Medicina Geral e Familiar, associações de doentes e outros profissionais que tratam e que lidam com a doença reumática. Ainda, contamos com a presença da própria indústria farmacêutica e de outras especialidades afins, como a Dermatologia, a Ortopedia e a Medicina Física e de Reabilitação”.

Segundo acrescenta, além deste evento “marcar o reencontro” da especialidade, é um “momento que permite abordar práticas e sobretudo as atualizações nesta área, quer em recomendações clínicas, quer em novas terapêuticas, novos fármacos no mercado e novos modos de diagnosticar o doente”.

“Vamos ter várias mesas-redondas que vão oferecer destaque às principais doenças reumáticas, desde as doenças autoimunes – como a artrite reumatoide, o lúpus e a espondilite – às doenças mais comuns – como é o exemplo da osteoartrose e a osteoporose”. Ainda,” gostaria de destacar também a reumatologia pediátrica, que é sempre uma das áreas que nós abordamos”, confirma Helena Canhão.

Adicionalmente, “dos 249 trabalhos submetidos ao congresso e que foram aceites, 12 vão ser comunicações orais e os restantes 237 vão ser apresentados sobre a forma de posters”. Também com destaque no programa, estão o curso pré-congresso dedicado ao Registo Nacional de Doenças Reumáticas (REUMA.PT) e a atribuição dos Prémios Reuméritos relativos aos anos 2020 e 2021.

O evento da especialidade que “beneficia destes dias de overview anuais e que representa uma oportunidade de ter a comunidade junta a atualizar-se” vai realizar-se entre os dias 13 e 16 de outubro em formato presencial, com lugar na Herdade dos Salgados, no Algarve.

Consulte o programa aqui.

SO

ler mais

RECENTES

ler mais