Vacinação contra HPV vai ser alargada até aos 26 anos em 2026
A vacina contra HPV vai ser alargada até aos 26 anos, no próximo ano, para quem não o fez anteriormente. A medida foi anunciada pela diretora-geral da Saúde, que informou, ainda, que as taxas de vacinação contra HPV estão a aumentar no sexo masculino.

A vacinação contra HPV vai ser alargada, a partir de 2026, a jovens até aos 26 anos que não tenham sido vacinados anteriormente, anunciou a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado.
“Na expectativa de caminharmos para a implementação de uma estratégia de eliminação do vírus do papiloma humano, em 2026 a vacinação contra o HPV será alargada até aos 26 anos”, afirmou a responsável, durante a cerimónia de comemoração dos 60 anos do Programa Nacional de Vacinação (PNV), que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A diretora-geral sublinhou que a decisão é “muito relevante” para a eliminação de um vírus associado a vários tipos de cancro, em particular o do colo do útero. Adiantou ainda que a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o alargamento da vacinação será publicada “muito brevemente”.
A vacina contra o HPV foi introduzida no PNV em 2008, inicialmente destinada a raparigas de 13 anos. Mais tarde, a idade de vacinação foi antecipada para os 10 anos, abrangendo raparigas até aos 18 anos. Em 2020, a medida foi estendida também aos rapazes nascidos a partir de 1 de janeiro de 2009.
Segundo o relatório anual de 2024 da DGS, a cobertura vacinal em raparigas mantém-se elevada, acima da meta dos 90%. Nos rapazes, as taxas têm vindo a aumentar progressivamente, tendo já ultrapassado também os 90% no grupo etário dos 15 anos.
Durante a cerimónia, Rita Sá Machado destacou ainda o impacto do PNV: “É um marco histórico. Sessenta anos depois, podemos dizer com orgulho que este programa transformou profundamente a saúde pública em Portugal. Graças às elevadas coberturas vacinais, alcançámos efeitos notáveis”.
No âmbito dos 60 anos do PNV, foi também lançado o “Livro Azul de Vacinas”, um novo referencial técnico que reúne toda a informação sobre vacinação e imunização, com o objetivo de apoiar decisões em saúde pública e permitir uma resposta mais rápida aos desafios atuais.
SO/LUSA
Notícia relacionada
Vacina contra o HPV mostra elevada eficácia após 17 anos de utilização














