9 Nov, 2020

United Airways Disease. Abordagem conjunta da rinite e da asma

O conceito “United Airways Disease” vai estar em destaque no Webinar “Tratar a Rinite Alérgica e a Asma como uma doença só?”, que vai decorrer no dia 12 de novembro, pelas 21 horas e que conta com o apoio da Menarini. Entrevistámos a Drª. Ana Morête, que vai moderar a sessão. Inscreva-se.

[button link=”https://unitedairwaysdisease.pt/registar” newwindow=”yes”] Registe-se aqui[/button]

Se é profissional de saúde e já está inscrito no SaúdeOnline, não é necessária inscrição.

Veja aqui as credenciais de acesso AQUI


A Drª Ana Morête (imunoalergologista do Centro Hospitalar do Baixo Vouga), que será também a moderadora da sessão, vai fazer a introdução ao tema United Airways Disease e a abordar a relevância de avaliar as duas patologias (rinite alérgica e asma) em simultâneo.

De seguida, a Drª Mariana Lobato (imunoalergologista do Hospital Dona Estefânia) fará a sua abordagem de boas práticas no tratamento da Rinite Alérgica, enquanto a Drª Rita Aguiar (imunoalergologista do Hospital Egas Moniz) fará o mesmo relativamente ao tratamento da Asma.


United Airways Disease | Entrevista | Dra. Ana Morête

Quais os temas em destaque do webinar da próxima quinta-feira? Quais as suas expectativas para esta reunião?

Vamos falar do conceito “United Airways Disease”.

As vias aéreas superiores e inferiores são consideradas uma unidade morfológica e funcional unificada e a ligação existente entre elas é reconhecida há muitos e muitos anos, tanto na saúde como na doença.

Vamos contextualizar este conceito de Uma Via Aérea Unificada, vamos rever as boas práticas de acordo com a evidência atual no tratamento da Rinite alérgica e da Asma.

Serão apresentações curtas, com o objetivo de manter um fluxo dinâmico no webinar, esperando estimular a discussão com todos os participantes on line.

 

 

Qual a importância de, na prática clínica, se avaliar em simultâneo a rinite alérgica e a asma? Qual a relação entre as duas doenças?

Há uma forte evidência epidemiológica, patofisiológica e clinico-terapêutica que apoiam uma visão integrada da rinite e da asma.

Clinicamente o termo é oportuno porque a rinite e asma são doenças inflamatórias crónicas das vias aéreas superiores e inferiores, que podem ser induzidas por mecanismos reprodutíveis alérgicos e não alérgicos e apresentam vários fenótipos.

A abordagem da rinite e da asma deve ser realizada em conjunto, levando a um melhor controlo das duas doenças.

Em traços gerais, quais os desafios no tratamento destas duas doenças?

Mais de 80% dos asmáticos tem rinite e 10 a 40% dos doentes com rinite tem asma.

O principal desafio no tratamento de ambas as patologias é o CONTROLO, que passará obrigatoriamente por uma abordagem que destaque o impacto da Rinite na Asma e vice-versa.

Um algoritmo de tratamento que permitisse reunir ambas, avaliando simultaneamente o controlo da Rinite Alérgica e da Asma, fazendo o step up se sintomas não controlados e/ou descontrolados e o step-down se o controlo fosse obtido com o regime terapêutico utilizado.

Que mensagem gostaria de deixar os seus colegas imunoalergologistas (e eventualmente aos especialistas em MGF) no âmbito do webinar “United Airways Disease: tratar a Rinite Alérgica e a Asma como uma doença só?”

Apenas esta simples mensagem “há uma evidência absoluta de reflexão sobre a abordagem conjunta destas duas patologias”. Esperamos e contamos com a Vossa presença on line, assim como participação ativa neste webinar.

TC/SO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais