16 Jul, 2025

Unidade Móvel de Saúde regressa a Valença para apoiar população vulnerável

Valença volta a contar com Unidade Móvel de Saúde, suspensa desde a pandemia, para reforçar cuidados primários junto de idosos, pessoas isoladas e com mobilidade reduzida.

Unidade Móvel de Saúde regressa a Valença para apoiar população vulnerável

A Unidade Móvel de Saúde de Valença regressou esta semana à atividade, após uma paragem iniciada durante a pandemia de covid-19, com o objetivo de reforçar a rede de cuidados primários e melhorar o acesso à saúde dos munícipes mais vulneráveis.

A funcionar graças a uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e a autarquia, a unidade visa apoiar pessoas idosas, isoladas ou com dificuldades de mobilidade, com especial enfoque nas ações de prevenção, vigilância da saúde e apoio domiciliário.

O município assegura o motorista da viatura, que nesta fase inicial irá acompanhar as equipas de enfermagem nas visitas domiciliárias pelas freguesias do concelho. Os horários da Unidade Móvel estão definidos para segundas-feiras, entre as 10h30 e as 12h30 e das 13h30 às 16h30, e sextas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30 e das 13h30 às 17h00.

Segundo a Câmara Municipal, está já a ser avaliado o alargamento das valências e do tempo de atuação da unidade móvel, bem como a sua articulação com os serviços municipais de Ação Social, de forma a responder melhor às necessidades dos utentes.

Este regresso surge num contexto de reforço dos cuidados de saúde no concelho. A reabilitação e ampliação do Centro de Saúde de Valença, num investimento superior a 2,8 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), arrancou em junho e deverá estar concluída dentro de um ano.

A intervenção inclui a renovação do edifício original, inaugurado em 1991, e a construção de um novo bloco com dois pisos. O presidente da Câmara, na altura do arranque da obra, manifestou a expectativa de que a intervenção permita ampliar a oferta de especialidades médicas e reabrir o Serviço de Atendimento Permanente (SAP).

LUSA/SO

Notícia relacionada 

“Há uma grande capacidade técnica em investigação nos cuidados primários”

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais