22 Jul, 2024

ULS Almada-Seixal lança CRI-Fertilidade

Com o objetivo de melhorar o acesso, o CRI-Fertilidade soma-se aos quatro centros de responsabilidade integrada já existentes.

ULS Almada-Seixal lança CRI-Fertilidade

A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) criou um novo Centro de Responsabilidade Integrada (CRI), o CRI-Fertilidade. O objetivo é “melhorar o acesso aos tratamentos de procriação medicamente assistida (PMA), atendendo de forma mais célere às necessidades das famílias que desejam alcançar uma gravidez”, lê-se num comunicado da ULSAS.

Catorze anos depois do início de atividade do Centro de Infertilidade e Reprodução Medicamente Assistida (CIRMA), do Hospital Garcia de Orta, a opção pelo CRI surge numa altura em que há mais recursos humanos e atividade assistencial. O CRI-Fertilidade será composto por uma equipa multidisciplinar de 15 profissionais.

O CIRMA da ULSAS é o único centro público a sul do país autorizado a ministrar técnicas de PMA, desde que iniciou atividade em junho de 2010. Além dos tratamentos de 1.ª linha – inseminação intrauterina – , os casais têm, desde julho de 2011, a possibilidade de realizar também tratamentos de 2.ª linha, como  fecundação in vitro e microinjeção intracitoplasmática de espermatozoides. Até final de 2023, o CIRMA registou o nascimento de mais de 1.300 crianças, fruto das técnicas realizadas, com taxas de gravidez por transferência embrionária acima dos 40%, superando a média europeia.

PUB

O CRI-Fertilidade soma-se aos quatro CRI já existentes na ULSAS: CRI de Dermatoveneorologia; CRI de Oftalmologia; CRI de Medicina Nuclear e CRI de Otorrinolaringologia. “É com enorme entusiasmo que assistimos à constituição de mais um CRI na nossa ULS.  Estamos certos que se traduzirá em melhorias reais no acesso aos cuidados, por parte das famílias. O acesso atempado a cuidados de saúde de qualidade é uma das nossas maiores preocupações”, afirma Teresa Machado Luciano, Presidente do Conselho de Administração da ULSAS.

“A experiência que temos dos CRI faz-nos acreditar que se trata de uma aposta vencedora, com verdadeiros ganhos em saúde para a população, e aumento da satisfação e realização por parte dos profissionais de saúde que prestam cuidados altamente diferenciados”, remata.

MJG/COMUNICADO

Notícia relacionada

Aprovados centros de responsabilidade integrados dos hospitais e regime de incentivos

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais