18 Nov, 2021

“Tome a atitude certa” alerta para o uso adequado de antibióticos

A iniciativa associa-se às celebrações da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antimicrobianos, que se assinala entre 18 e 24 de novembro.

“Tome a atitude certa” é o mote da campanha que procura alertar para a utilização excessiva e incorreta dos antimicrobianos, já que este comportamento pode conduzir ao desenvolvimento e à disseminação crescente de bactérias multirresistentes.

Quando mal consumidos, os antibióticos são responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes, as quais podem causar danos consideráveis ou menos levar à morte, alerta a iniciativa. Assim, procedimentos médicos de rotina podem tornar-se em procedimentos de elevado risco.

Tendo ainda em consideração um estudo promovido pelo Centro de Estudos Apicados da Universidade Católica Portuguesa, o qual revela que somente 36% da amostra identificou corretamente o propósito dos antibióticos e que um terço dos inquiridos afirmou não conhecer o conceito de resistência aos antimicrobianos, a campanha promovida reforça a importância de se “tomar a atitude certa”.

A campanha tem a chancela científica do GIS – Grupo de Infeção e Sépsis e que conta com o apoio da Ordem dos Farmacêuticos, incluindo-se nas celebrações da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antimicrobianos, que se assinala entre 18 e 24 de novembro.

ler mais

RECENTES

ler mais