Terapia com CAR T demonstra resposta duradoura em Linfoma Não-Hodgkin
Os dados de follow-up de três anos do estudo ZUMA-5 em Linfoma Não-Hodgkin indolente mostram uma resposta mantida em 53% dos doentes com linfoma folicular.
No decorrer da Reunião Anual da Sociedade Americana de Hematologia (ASH), a Kite, uma empresa da Gilead, anunciou os dados de follow-up de três anos do estudo ZUMA-5 de Yescarta® (axicabtagene ciloleucel) em Linfoma Não-Hodgkin indolente (LNHi) recidivante ou refratário (R/R). Os resultados mostram uma resposta mantida em 53% dos doentes com linfoma folicular (LF) incluídos nesta análise e duração prolongada da sobrevivência livre de progressão (PFS) no estudo de Fase 2.
“O follow-up de vários anos continua a demonstrar uma resposta duradoura alcançada após um único tratamento com a terapia com células CAR T, axicabtagene ciloleucel, no tratamento de tipos de linfomas difíceis de tratar”, disse Frank Neumann, SVP & Global Head of Clinical Development, da Kite.
E continua: “Esses resultados de longo prazo, juntamente com dados adicionais de axicabtagene ciloleucel apresentados anteriormente, contribuem para uma história consistente e notável que está a mudar o tratamento standard of care e a dar esperança a milhares de doentes com cancro do sangue.”
ZUMA-5
O ZUMA-5 é um estudo de Fase 2, multicêntrico e de braço único de axicabtagene ciloleucel em doentes com LNHi incluindo LF e linfoma da zona marginal (LZM). O axicabtagene ciloleucel foi aprovado na União Europeia para o tratamento de doentes adultos com LF R/R após três ou mais linhas de terapia sistémica em junho de 2022. O axicabtagene ciloleucel não está aprovado para o tratamento de doentes com LZM.
Análise de follow-up de três anos do ZUMA-5: Um Estudo de Fase 2 de Axicabtagene Ciloleucel (Axi-Cel) em Doentes com Linfoma Não Hodgkin Indolente (LNHi) Recidivante/Refratário (R/R).
No estudo ZUMA-5, 53% dos doentes com LF tratados com axicabtagene ciloleucel permanecem em resposta com um follow-up mediano de 41,7 meses. Na altura do cut-off dos dados, a taxa de resposta global (RG) era de 94% e a taxa de resposta completa (RC) era de 79%. A mediana de sobrevivência livre de progressão (PFS) foi de 40,2 meses nos doentes com LF. Desde a análise de dois anos, não foram observados novos sinais de segurança e 10 doentes adicionais faleceram pelos seguintes motivos: progressão (n=1), novas neoplasias (n=3; nenhum relacionado com o axicabtagene ciloleucel), e outras causas não relacionadas com axicabtagene ciloleucel (n=6).
“Continuamos a ver respostas duradouras durante três anos em doentes que foram tratados com axicabtagene ciloleucel e no último ano de follow-up muito poucos doentes progrediram”, referiu Sattva S. Neelapu, Department of Lymphoma-Myeloma, Division of Cancer Medicine na The University of Texas MD Anderson Cancer Center.
SO/COMUNICADO