SPMI cria curso “Dor crónica em Medicina Interna”

Curso tem início a 10 de outubro e destina-se a internos e especialistas de Medicina Interna, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e o Núcleo de Estudos de formação em Medicina Interna (NEForMI), acabam de lançar a primeira edição do Curso de E-Learning sobre Dor Crónica.

O curso, com certificação DGERT e coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Reis Pina, destina-se a internos e especialistas de Medicina Interna, farmacêuticos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, tem início dia 10 de outubro de 2020 e termina dia 06 de fevereiro de 2021.

A dor é um fenómeno fisiológico de importância fundamental para a integridade física do indivíduo. A dor, para além do sofrimento e da redução da qualidade de vida que causa, provoca alterações fisiopatológicas que vão contribuir para o aparecimento de comorbilidades orgânicas e psicológicas e podem conduzir à perpetuação do fenómeno doloroso. Assim, a dor, e em particular a dor crónica, pode estar presente na ausência de uma lesão objetivável, ou persistir para além da cura da lesão que lhe deu origem.

Nesse contexto, a dor deixa de ser um sintoma para se tornar numa doença por si só, tal como foi reconhecido numa declaração emitida no Parlamento Europeu em 2001 pela European Federation of IASP Chapters (EFIC). O controlo da dor deve ser encarado como uma prioridade ao nível da continuidade de cuidados, transversal a todas as tipologias, sendo, igualmente, um fator decisivo para a indispensável humanização dos cuidados prestados.

Inscrições e informações aqui: https://www.spmi.pt/curso-dor-cronica-e-learning/

ler mais

RECENTES

ler mais