18 Set, 2020

SARS-CoV-2. Lançado novo teste rápido que permite resultados em 15 minutos

Dispositivo é uma ferramenta fiável e acessível para profissionais de saúde. Não há necessidade de instrumentação, usando tecnologia comprovada de fluxo lateral.

O Abbott anunciou que recebeu marcação CE para o seu dispositivo de teste rápido Panbio ™ COVID-19 Ag, para a deteção do vírus SARS-CoV-2 em indivíduos com suspeita de ter COVID-19. O teste rápido de antigénio, autorizado para uso por profissionais de saúde, não requer instrumentação e os resultados podem se obtidos em apenas 15 minutos, tornando-se uma ferramenta valiosa para a realização de testes em grande escala em diferentes populações.

O teste Panbio COVID-19 Ag é uma opção fiável, acessível, portátil e expansível para testes à COVID-19. O teste rápido de antigénio também pode ser uma ferramenta muito útil para apoiar estratégias de Saúde Pública, como o rastreamento de contactos e testes em grande escala de indivíduos com suspeita de infeção ativa.

“O teste rápido de antigénio permite testes frequentes à COVID-19 em grande escala, permitindo identificar rapidamente os indivíduos infetados e reduzir a propagação do vírus”, disse Tiago Cravo, Sales Manager do Abbott. “O Abbott usou a sua liderança, conhecimento e experiência na área das doenças infeciosas para criar esta ferramenta poderosa que torna os testes em grande escala rápidos, baratos e acessíveis. Neste momento, a companhia está a trabalhar com as autoridades nacionais para implementá-los em Portugal”.

Permitir o acesso a testes à COVID-19 usando o teste rápido de antigénio

Os testes de antigénio detetam uma proteína do vírus para determinar a infeção. Como o teste de antigénio fornece informações essenciais no período da infeção em que os indivíduos estão sob maior risco de transmitir a doença, pode ser uma ferramenta poderosa para deter a propagação da infeção. Os testes rápidos de antigénio permitem que os resultados possam ser entregues ao doente na mesma unidade de saúde onde foram realizados.

Em Portugal, ter a capacidade de realizar testes à COVID-19 em grande escala é importante para conter a propagação do vírus. Os testes rápidos de antigénio podem contribuir para:

  • Aumentar o acesso a testes devido ao seu design Os testes são portáteis, fáceis de usar e fornecem resultados rápidos que podem ser usados em unidades onde não existem instrumentos laboratoriais ou estes não são os indicados.

 

  • Realizar testes com maior frequência devido à sua acessibilidade e à rapidez com que os resultados são obtidos. O teste Panbio Ag usa uma tecnologia comprovada de fluxo lateral que fornece resultados possíveis de determinar por um profissional de saúde em apenas 15 minutos.

  • Aumentar a escala de testes, permitindo que a comunidade e as organizações testem milhares de indivíduos para reduzir o risco de propagação da doença, em combinação com testes de PCR.

O Abbott está a trabalhar para disponibilizar testes de antigénio a profissionais de saúde em todo o país.

O teste rápido Panbio COVID-19 Ag será o sexto teste no portefólio de soluções de diagnóstico do Abbott para ajudar a combater a pandemia de COVID-19 em Portugal. Tal inclui os seus sistemas Abbott m2000 System™ e Alinity™ e os seus equipamentos de laboratório ARCHITECT™ i1000SR e i2000SR e Alinity™i e o teste rápido de anticorpos Panbio™ COVID-19 IgG / IgM Rapid Test Device.

COMUNICADO

ler mais

RECENTES

ler mais