11 Mar, 2021

“Rim por que te Quero”. Campanha incentiva população a zelar pela saúde dos rins

“Rim por que te quero” visa prevenir a doença renal crónica, com o objetivo de alertar a comunidade para o reconhecimento precoce dos sintomas.

Para assinalar o Dia Mundial do Rim, celebrado a 11 de março, vai ser lançada em Portugal uma campanha de sensibilização digital que pretende incentivar a população a preservar a saúde dos rins. “Rim por que te Quero” é o mote da iniciativa promovida pela Mundipharma, com o apoio da APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, SPN – Sociedade Portuguesa de Nefrologia, APIR – Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, ADRP – Associação dos Doentes Renais de Portugal.

“Rim por que te quero” visa prevenir a doença renal crónica, com o objetivo de alertar a comunidade para o reconhecimento precoce dos sintomas, percebendo a importância de ter um rim saudável. A campanha vai desafiar os portugueses a gravarem um vídeo entre 20 e 60 segundos, onde mencionam a importância de preservarem a saúde do rim e porque precisam dele. Quem quiser aderir a esta causa pode submeter vários vídeos, desde que sejam diferentes e enviar para https://forms.gle/9kdXKEkA1GLfsuzQA  até ao final do dia de hoje, 11 de março. Saiba mais na página de facebook Rim Por que Te Quero.

Sobre a doença renal crónica

Na doença renal crónica os rins perdem a capacidade de filtrar o sangue devidamente. A patologia pode demorar anos e anos a estabelecer-se e os danos provocados não são, regra geral, reversíveis. Isto porque, nas fases iniciais, a doença pode estar a progredir de forma silenciosa e podem não existir quaisquer sintomas.

ler mais

RECENTES

ler mais