14 Mai, 2018

Reunião anual da ADL partilha experiências de doentes e profissionais de saúde

A 21ª Reunião da ADL irá reunir uma vez mais doentes e profissionais de saúde para partilha de testemunhos e boas-práticas no tratamento e acompanhamento da doença. Este encontro terá lugar no dia 22 de maio, no auditório CIM, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a partir das 14horas. A entrada é livre e gratuita.

O arranque dos trabalhos será com um ponto de situação das atividades que a ADL tem desenvolvido, como as sessões de reiki, o apoio domiciliário, a psicoterapia e a acupunctura. Estará ainda em debate o impacto dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia nas funções cognitivas: memória, aprendizagem e raciocínio, bem como os mitos associados à alimentação do doente Hemato-oncológico em internamento e no domicílio. O último painel abordará o Ayurveda na promoção da saúde e bem-estar.

A abertura do evento estará a cargo de José Eduardo Guimarães, diretor do Serviço de Hematologia do Centro Hospitalar S. João (CHSJ), e a moderação da sessão por Maria Fátima Ferreira, presidente da ADL.

Programa:

14h00 Boas-vindas | Prof. Dr. J. Eduardo Guimarães

14h20 Atividades ADL: ponto da situação | Dra. Helena Sousa e Dra. Fátima Ferreira

15h00 Impacto dos tratamentos de quimioterapia e radioterapia nas funções cognitivas: memória, aprendizagem e raciocínio | Ponto de vista do Hematologista – Dr. J. Andrade

15h20 Avaliação das disfunções cognitivas e formas de abordagem | Ponto de vista da Psiquiatria – Dra. Assunção Tavares

15h40 Discussão e Testemunho de doente

16h10 A alimentação do doente Hemato-Oncológico em internamento e no domicílio: mitos e realidade | Dra. Elsa Madureira – nutricionista do CHSJ

16h30 O Ayurveda na promoção da saúde e bem-estar

17h00 Encerramento e lanche de confraternização

COMUNICADO

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais