10 Fev, 2022

Reino Unido. Listas de espera na Saúde só vão diminuir em 2024

Atualmente, seis milhões de pessoas em Inglaterra estão em listas de espera para cirurgias ou tratamentos programados.

As listas de espera nos hospitais britânicos só deverão começar a diminuir dentro de dois anos, devido aos atrasos resultantes da pandemia de covid-19, admitiu o ministro da Saúde do Reino Unido, Sajid Javid.

Atualmente, seis milhões de pessoas em Inglaterra estão em listas de espera para cirurgias ou tratamentos programados, face a 4,4 milhões antes da pandemia, mas o total ainda deverá subir para 10 milhões de pessoas, apontou o governante no Parlamento. Do mesmo modo, antes da pandemia, 1600 pessoas esperavam mais de um ano para serem atendidas, sendo que atualmente esse total é superior a 300 mil.

Assumindo que metade da procura perdida durante a pandemia volte nos próximos três anos, o Governo espera que, até março de 2024, 99% dos pacientes esperem menos de um ano por tratamentos.

Javid disse que o Governo pretende “oferecer ativamente opções adicionais aos pacientes que mais tempo esperam, para ajudar a reduzir os números”.

Neste âmbito, o ministro apresentou um plano de redução das listas de espera, aumentando a capacidade dos serviços, recrutando mais profissionais e investindo cerca de 10 mil milhões de libras (11 900 milhões de euros) nos próximos três anos.

LUSA

ler mais

RECENTES

ler mais