Região Centro vai ter Unidade Pediátrica de Queimados no próximo ano

A unidade autónoma, localizada no hospital pediátrico de Coimbra, vai ter três quartos e um bloco cirúrgico específico, numa obra que ronda os 88.500 euros.

A região Centro vai ter, até ao início do próximo ano, uma unidade de cuidados pediátricos para queimados, quando até agora apenas existia uma no país, em Lisboa, anunciou ontem o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Na comissão parlamentar de Saúde, Fernando Araújo revelou aos deputados que a partir de 1 de janeiro de 2019 haverá uma nova unidade autónoma do Serviço Nacional de Saúde para cuidados a queimados de pediatria.

A unidade autónoma, localizada no hospital pediátrico de Coimbra, vai ter três quartos e um bloco cirúrgico específico, numa obra que ronda os 88.500 euros, adiantou o governante. “Espero que até ao fim do ano possa ser aberta. E a partir de 1 de janeiro de 2019 teremos uma unidade autónoma do SNS para cuidados a queimados pediátricos”, afirmou o secretário de Estado.

Até agora o país apenas tem uma unidade dedicada à área dos queimados pediátricos, a funcionar no hospital Dona Estefânia, em Lisboa. Uma comissão de peritos constituída pelo Ministério da Saúde veio recomendar a criação de unidades autónomas dedicadas a doentes queimados em idade pediátrica na zona Centro e também na zona Norte.

Quantos aos cuidados de queimados para adultos, a comissão recomendou, segundo o secretário de Estado, que as cinco unidades existentes são suficientes, mas indicou que é necessário investir nas zonas infraestruturas e equipamentos. “Há que melhorar as condições das unidades existentes”, admitiu Fernando Araújo.

Contudo, o secretário de Estado diz que este Governo tem dado uma “atenção especial” a esta área dos queimados, lembrando que nem sempre foi uma área do Serviço Nacional de Saúde que tenha sido privilegiada.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais