2 Dez, 2025

Quase 75% das pessoas com mais de 80 anos vacinadas contra a gripe

Quase três em cada quatro pessoas com mais de 80 anos já receberam a vacina da gripe, segundo a segunda vaga do Vacinómetro, que revela também um aumento da vacinação entre profissionais de saúde. Os dados mostram ainda elevada adesão de doentes crónicos e das pessoas com 85 anos ou mais.

Quase 75% das pessoas com mais de 80 anos vacinadas contra a gripe

Quase três em cada quatro pessoas com mais de 80 anos já foram vacinadas este ano contra a gripe, segundo a monitorização da campanha, que indica igualmente um aumento da adesão entre os profissionais de saúde.

De acordo com os resultados da segunda vaga do Vacinómetro, iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), 74,9% das pessoas com mais de 80 anos já receberam a vacina, assim como 70,7% dos portadores de doença crónica.

Os dados mostram ainda uma subida na taxa de vacinação dos profissionais de saúde, com 41,5%, acima dos 32,8% registados na vaga anterior.

Nuno Jacinto, presidente da APMGF, considera que o aumento é “um bom resultado” e reflete uma maior sensibilização dos profissionais, que também constituem um grupo de risco e um potencial vetor de transmissão. Sublinha ainda a importância do exemplo dado por estes profissionais.

O responsável admite que o alerta recente do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças — que pediu aos países da União Europeia para acelerarem a vacinação devido ao aumento precoce dos casos de gripe e à circulação de uma nova estirpe — pode ter contribuído para este crescimento. Mas aponta também o afastamento da pandemia como fator na redução da fadiga vacinal.

Quanto à vacina de dose elevada, administrada gratuitamente às pessoas com 85 anos ou mais, 80,3% da amostra já foi vacinada, embora 53,2% dos inquiridos diga desconhecer a existência desta dose reforçada.

Os dados indicam que 64,9% das pessoas com 65 ou mais anos também já se vacinaram. Entre as grávidas, a taxa é de 49,8%, com 90,2% a fazê-lo por recomendação médica.

Na faixa dos 60 aos 64 anos, 42,4% já receberam a vacina, sendo que 53,6% o fez por iniciativa própria.

Entre os doentes crónicos, 74,3% das pessoas com doença respiratória, 70,9% com doença cardiovascular e 70,9% dos diabéticos já foram vacinados.

Nuno Jacinto recorda que mais de 37% das pessoas vacinadas receberam a recomendação diretamente do médico de família, reforçando a importância do acompanhamento próximo destes profissionais.

Questionado sobre falhas na disponibilidade da vacina de dose reforçada, o presidente da APMGF não garante que estejam totalmente ultrapassadas, mas afirma que ainda há tempo para recuperar atrasos provocados por possíveis ruturas de stock ou erros de distribuição.

Quanto aos locais de vacinação, todos os profissionais de saúde inquiridos receberam a vacina no local de trabalho. Na população geral, 57,5% foi vacinada gratuitamente no centro de saúde e 34,1% na farmácia, também gratuitamente.

Entre as crianças dos 6 aos 24 meses, agora abrangidas pela vacinação gratuita, 34,2% já recebeu a vacina da gripe.

Mais de metade dos vacinados (57,1%) optaram pela coadministração com a vacina da covid-19.

Lançado em 2009, o Vacinómetro permite acompanhar, em tempo real, a cobertura vacinal da gripe nos grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde.

LUSA/SO

Notícia relacionada 

Mais de 800 mil vacinas administradas contra a gripe e a covid-19 nas duas primeiras semanas da campanha

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais