17 Fev, 2022

Petição propõe instituição do Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável

Instituição do Dia Nacional da SII visa aumentar a sensibilização da população para esta condição e o reconhecimento do seu impacto na qualidade de vida dos seus portadores.

A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) reforça a sua proposta para instituir o Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável (SII) através do lançamento do website da campanha “Vamos falar de SII” e da sua página de Instagram, que também oferece informação útil e credível sobre esta condição.

Neste âmbito, a petição pública, dirigida ao Presidente da República, que requer a instituição deste Dia, ambiciona aumentar a sensibilização da população para esta síndrome e o reconhecimento dos obstáculos diários sentidos pelas pessoas que vivem com SII.

A SII é uma condição crónica do sistema digestivo que se estima afetar mais de um milhão de portugueses, embora apenas cerca de 15% das pessoas afetadas procurem ajuda médica. Esta condição tem um grande impacto nas pessoas que são diagnosticadas, que veem a sua vida condicionada: em média, os doentes diagnosticados padecem dos sintomas 8,1 dias por mês. Além disso, o impacto económico é, também, muito elevado, representando o dobro das despesas da população geral, pela maior utilização de recursos médicos e apelo absentismo laboral.

No novo website, é possível encontrar toda a informação acerca da SII, bem como estratégias para conviver e lidar melhor com a doença. Além disso, é possível aceder ao podcast informativo “À conversa consiigo” e assinar a petição para instauração do Dia Nacional da Síndrome do Intestino Irritável, de forma a dar voz a mais de um milhão de portugueses.

Para o presidente da SPG, Guilherme Macedo, “esta iniciativa tem o objetivo de informar adequadamente por forma a aumentar a qualidade de vida destas pessoas e incentivar aqueles que ainda não procuraram um diagnóstico, que o façam. O “Vamos falar de SII” é mais um projeto com a assinatura Saúde Digestiva by SPG que cumpre uma das grandes missões da nossa associação: contribuir para o aumento da literacia em saúde, nomeadamente sobre a Síndrome do Intestino Irritável, por parte da população e das pessoas que vivem com esta síndrome”.

Print Friendly, PDF & Email
ler mais

RECENTES

Print Friendly, PDF & Email
ler mais