Osteoporose afeta cerca de 10% da população portuguesa

31 Out, 2018

Falámos com o Professor Carlos Vaz, investigador e Consultor em Reumatologia, sobre a osteoporose, uma doença reumática caracterizada pela diminuição e enfraquecimento da massa óssea, resultando no aumento do risco de fratura. Em Portugal, ocorrem cerca de 50 mil fraturas devido à osteoporose, que afeta particularmente as mulheres.

Saúde Online (SO) | Como é que surge e se manifesta a osteoporose?

Prof. Carlos Vaz (CV) | Essa é uma das grandes questões, porque a osteoporose evolui de uma forma muito silenciosa, sem dar nenhum tipo de sintomas. Se quisermos fazer um paralelismo, é a mesma coisa que um indivíduo que tem colesterol elevado e tem as artérias entupidas, sem dar por isso. E só quando tem um enfarte, é que descobre que tem doença cardiovascular.

Na osteoporose acontece o mesmo. O osso vai enfraquecendo e, mesmo nos casos em que ocorre um pequeno traumatismo, há risco de fratura.

SO | Mas o que é que leva a esse enfraquecimento?

CV | Desde que nascemos que o nosso esqueleto vai aumentando de tamanho, mais ou menos até aos 35 anos. A partir daí, não se sabendo bem porquê, o esqueleto vai perdendo cálcio, robustez e a qualidade do suporte. Isso pode-se explicar pelo agravamento por outras doenças ou por fatores comportamentais.

O osso vai perdendo essas características e vai ficando mais frágil. Por vezes,