28 Ago, 2025

Nova Unidade de Saúde de Sapadores/Graça já apoia mais de 15 mil utentes

Já foi oficialmente inaugurada a Unidade de Saúde de Sapadores/Graça, em Lisboa, que serve 15.200 utentes da Penha de França. O investimento de cinco milhões de euros permite reforçar os cuidados de saúde primários e especializados na freguesia.

Nova Unidade de Saúde de Sapadores/Graça já apoia mais de 15 mil utentes

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou oficialmente a Unidade de Saúde de Sapadores/Graça, que vai assegurar cuidados a 15.200 utentes da freguesia da Penha de França.

A cerimónia contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e assinala o investimento de cerca de cinco milhões de euros nesta nova infraestrutura, que entrou em funcionamento há poucos meses.

“Começou a funcionar há dois ou três meses. […] Quando estão prontos, começam logo a funcionar, pois cada dia é importante para as pessoas”, afirmou Carlos Moedas no final da inauguração.

De acordo com a autarquia, a unidade está equipada para prestar cuidados de saúde primários e serviços complementares, incluindo exames de diagnóstico, saúde materna e infantil, medicina dentária, nutrição, psicologia, análises clínicas e ainda assistência domiciliária.

“As autarquias, as autarquias em Lisboa em particular, têm estado a fazer um grande papel na ajuda naquilo que são os cuidados das pessoas. Nestes últimos quatro anos fizemos seis centros de saúde e três construções vão acabar brevemente, que é o caso do Parque das Nações, da Ribeira Nova e depois Campo de Ourique”, destacou o autarca.

Carlos Moedas, que será candidato a um novo mandato nas eleições de outubro, pela coligação liderada pelo PSD, sublinhou que foram aplicados 1,2 mil milhões de euros na cidade, em áreas como creches, escolas e centros de saúde.

“Isto é complementar o estado social nacional com o estado social local e tem sido esta a minha missão: cuidar das pessoas, dar condições às pessoas. Temos tido um papel muito importante naquela que é a complementaridade do Serviço Nacional de Saúde”, reforçou.

O presidente da Câmara referiu ainda a abertura recente de duas clínicas de proximidade, no Bairro do Armador e na Alta de Lisboa, onde os cidadãos “podem ir ao médico sem marcar consulta”.

LUSA/SO

Notícia relacionada

ULS está a trabalhar para melhorar condições em centro de saúde de Loures

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais