Nova Unidade de Saúde de Sapadores/Graça já apoia mais de 15 mil utentes
Já foi oficialmente inaugurada a Unidade de Saúde de Sapadores/Graça, em Lisboa, que serve 15.200 utentes da Penha de França. O investimento de cinco milhões de euros permite reforçar os cuidados de saúde primários e especializados na freguesia.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, inaugurou oficialmente a Unidade de Saúde de Sapadores/Graça, que vai assegurar cuidados a 15.200 utentes da freguesia da Penha de França.
A cerimónia contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e assinala o investimento de cerca de cinco milhões de euros nesta nova infraestrutura, que entrou em funcionamento há poucos meses.
“Começou a funcionar há dois ou três meses. […] Quando estão prontos, começam logo a funcionar, pois cada dia é importante para as pessoas”, afirmou Carlos Moedas no final da inauguração.
De acordo com a autarquia, a unidade está equipada para prestar cuidados de saúde primários e serviços complementares, incluindo exames de diagnóstico, saúde materna e infantil, medicina dentária, nutrição, psicologia, análises clínicas e ainda assistência domiciliária.
“As autarquias, as autarquias em Lisboa em particular, têm estado a fazer um grande papel na ajuda naquilo que são os cuidados das pessoas. Nestes últimos quatro anos fizemos seis centros de saúde e três construções vão acabar brevemente, que é o caso do Parque das Nações, da Ribeira Nova e depois Campo de Ourique”, destacou o autarca.
Carlos Moedas, que será candidato a um novo mandato nas eleições de outubro, pela coligação liderada pelo PSD, sublinhou que foram aplicados 1,2 mil milhões de euros na cidade, em áreas como creches, escolas e centros de saúde.
“Isto é complementar o estado social nacional com o estado social local e tem sido esta a minha missão: cuidar das pessoas, dar condições às pessoas. Temos tido um papel muito importante naquela que é a complementaridade do Serviço Nacional de Saúde”, reforçou.
O presidente da Câmara referiu ainda a abertura recente de duas clínicas de proximidade, no Bairro do Armador e na Alta de Lisboa, onde os cidadãos “podem ir ao médico sem marcar consulta”.
LUSA/SO
Notícia relacionada
ULS está a trabalhar para melhorar condições em centro de saúde de Loures
NOTÍCIAS RECENTES
- SNS precisa do dobro dos obstetras para garantir urgências a funcionar 24 horas, alerta diretor executivo 10 de Setembro, 2025
- “O humanismo é intrínseco aos Cuidados Paliativos, está na sua génese” 10 de Setembro, 2025
- A Canábis Medicinal na prática clínica de um médico paliativista 10 de Setembro, 2025
- Inovação terapêutica na enxaqueca e novos algoritmos de triagem de cefaleia em serviço de urgência 10 de Setembro, 2025
- Dor nas crianças: reconhecer, avaliar e tratar 10 de Setembro, 2025
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Falta de sinergias em debate na 9.ª edição do Programa Gilead GÉNESE
754 visualizaçõesMaioria concorda com uso de aplicações móveis em Saúde Mental
709 visualizações“As tutelas devem perceber que tem de existir uma maior igualdade entre UCSP e USF”
189 visualizaçõesSíndrome anorexia-caquexia. Estudo português alerta para necessidade de diagnóstico precoce
127 visualizaçõesIncentivos municipais para médicos de família
110 visualizaçõesE-book sobre cancro da próstata é “um alerta e um apelo à ação preventiva”
106 visualizações