3 Fev, 2021

Médicos alemães vão tratar doentes graves no Hospital da Luz

Hospital foi o único que afirmou ter capacidade para receber a equipa, que vai ficar em Portugal durante, pelo menos, três semanas.

A equipa clínica alemã, formada por 26 profissionais de saúde, que chega hoje a Portugal vai trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa, confirmou à Lusa fonte do ministério da Saúde.

A ajuda médica alemã que vem dar apoio ao sistema de saúde português face à pressão provocada pela pandemia de covid-19 chega ao início da tarde a Lisboa. Segundo avança o Expresso, este hospital foi o único que afirmou ter capacidade para receber a equipa de médicos alemães.

Estes profissionais vão trabalhar junto de doentes em estado grave (internados nos cuidados intensivos) e que passarão a ser responsabilidade do SNS. Ficarão alocados na antiga Unidade de Cuidados Intensivos, que tinha sido desativada na última expansão do Hospital da Luz e que foi agora reaberta perante o aumento dos internamentos.

O processo de auxílio alemão a Portugal arrancou em 25 de janeiro, na sequência de um pedido de ajuda da ministra da Saúde, Marta Temido, à ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer.

A equipa é constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais seis médicos, que trazem também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e outras tantas camas hospitalares. A equipa médica alemã deverá aterrar pelas 13h30 em Figo Maduro.

De acordo com um comunicado conjunto dos Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal, os profissionais de saúde alemães permanecerão no país “durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário”.

ler mais

RECENTES

ler mais