12 Nov, 2020

Dia Mundial da Diabetes. SaúdeOnline promove com a AJDP live stream sobre alimentação saudável

Uma sopa e duas sobremesas originais dão o mote para o Live Stream sobre alimentação saudável, que tem o apoio da Abbott, e que vai decorrer no próximo sábado dia 14, pelas 11h30. Assista no Facebook e Instagram.

Uma sopa e duas sobremesas diferentes e originais (mas igualmente saborosas) dão o mote para o Live Stream sobre alimentação saudável que vai decorrer no próximo sábado dia 14 (dia em que se assinala o Dia Mundial da Diabetes) pelas 11h30, e que será transmitido nas redes sociais Facebook e Instagram do SaúdeOnline e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP).

Na cozinha estará a chef Cátia Guarmon, acompanhada pela nutricionista Helena Cid, pelo humorista Fernando Alvim e pela presidente da AJDP Jenifer Duarte.

Chef Cátia Guarmon

“Vamos ter receitas com um perfil adequado aos diabéticos. São receitas atuais, simples que se possam fazer todos os dias. Isto para que os diabéticos percebam que uma alimentação saudável é a alimentação que devem fazer e que todos nós devemos fazer”, sublinha Helena Cid.

No que diz respeito às sopas, a nutricionista sublinha que os portugueses não inovam e que utilizam quase sempre a mesma base. No sábado, vai ser confecionada uma sopa diferente. “Vamos introduzir alguns alimentos que não são muito utilizados como o aipo, o tomate e o queijo. Vamos tirar uma parte do sal e usar mais ervas aromáticas”, diz Helena Cid.

“Vamos fazer duas sobremesas (numa altura em que estamos perto do Natal). Uma delas é um gelado que se pode ter sempre no congelador. É um gelado saudável, feito com iogurtes e uma combinação de frutas”, adianta a nutricionista,

Outra será um abade de maçã com sementes de chia (que também ajudam a controlar a glicemia dos diabéticos). “É uma receita muito versátil, que tanto pode servir para barrar o pão como para fazer a cobertura de um bolo. E pode ser feita com outros frutos”.

Fernando Alvim

Tanto numa como na outra sobremesa, vai ser dada uma especial atenção às quantidades de açúcar utilizadas. Sublinhando que, para praticar uma alimentação saudável não é preciso estar muito tempo na cozinha, Helena Cid explica que, hoje em dia, os jovens diabéticos querem “pratos diferentes e querem sentir-se iguais às outras pessoas”. “Querem convidar amigos e terem uma sobremesa para fazer sem comprometer o controlo da doença”, conclui.

Assim sendo, fica feito o convite para que, mesmo à distância, se junte a nós já no próximo sábado, às 11h30.

ler mais

RECENTES

ler mais