Liderança e Organização dos Serviços de Saúde
A apresentação da Dr.ª Rita Veloso, Vogal Executiva da ULS Santo António (ULS SA) e Professora Universitária (ICBAS), no XXXIV Congresso Nacional de Coloproctologia, traz ao centro do debate a “Liderança e Organização dos Serviços de Saúde”, com especial enfoque nos temas da cibersegurança, inovação, cultura organizacional e ambientes de trabalho saudáveis.
A ULS SA, entidade com 250 anos de história e o segundo maior empregador da cidade do Porto, nasceu oficialmente a 1 de janeiro de 2024, resultante da fusão do Centro Hospitalar Universitário de Santo António com os ACeS Gondomar e Porto Ocidental, servindo uma população de mais de 300 mil habitantes com um orçamento previsto de 676 M€ em 2024. O seu propósito é ser uma empresa pública responsável e compliance, sob o lema “Liderar com um Propósito”.
A organização estratégica prioriza o reforço da identidade e a mudança cultural, fomentando Think Tanks com tempo protegido, como o “Grupo das Sextas-Feiras”, para reflexão sobre projetos e bem-estar. A inovação digital é central para a experiência de utentes e profissionais, destacando-se a App Santo António (com mais de 100.000 utilizadores) e o Laboratório Saúde Digital, que potencia a replicação rápida e eficiente de projetos em todo o SNS. Tecnologicamente, o uso de Realidade Mista e Cirurgia Robótica no Bloco Operatório visa a retenção de talento e a diminuição do consumo de CO2.
A liderança é orientada pela sustentabilidade, com a ULS SA aderindo ao Pacto para o Clima do Porto e à rede Grace- empresas responsáveis. Projetos como a Telesaúde e a Hospitalização Domiciliária são exemplos práticos: em 2021, evitaram 145.000 consultas presenciais, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO2 no Porto.
Na frente da ciber-resiliência, a instituição criou a Direção de Infraestruturas, Tecnologias de Informação e Ciber-resiliência (DITIC), garantindo 99,99% de disponibilidade em 2023 e conformidade com a Lei n.º 46/2018 e preparação para a Diretiva NIS 2
A governação da segurança é assegurada pelo Comité de Risco e Segurança da Informação (CRSI), presidido pela Dr.ª Rita Veloso. As prioridades incluem a implementação de Autenticação por Duplo Fator (MFA) e o Plano de Continuidade de Negócio (PCN), reforçado por simulacros para garantir operações ininterruptas.
A ULS SA tem vindo a ser reconhecida com os maiores prémios nacionais e internacionais na área da sustentabilidade, tecnologia e inovação.
Finalmente, o foco na conciliação da vida pessoal e profissional é um imperativo, evidenciado pela aplicação do instrumento EATS (ambientes de trabalho saudáveis) cerca de 800 colaboradores e pela promoção de 125 postos de trabalho híbrido, consolidando a visão de uma empresa pública e compliance.
Notícia relacionada






