19 Abr, 2021

Iniciativa que assinala o Dia Mundial da Voz alerta para os sintomas de patologia vocal

A campanha “Um Mundo Muitas Vozes” pretende sensibilizar os portugueses a adotarem os cuidados que protegem a voz.

No âmbito do Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SPORL-CCP) e a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) promoveram uma iniciativa que procura reforçar a importância do instrumento vocal no dia-a-dia e fornecer informação relativa à prevenção das diferentes patologias que lhe estão associadas.

Com o apoio da Alfasigma Portugal, “Um Mundo Muitas Vozes” disponibilizou, nas páginas de Facebook da SPORL-CCP e SPTF, um questionário que procura avaliar o estado da voz de cada participante com o propósito de facultar algumas orientações, como a consulta a um especialista médico, adequadas à sua cotação final.

A campanha que promove o bem-estar vocal assegurou, ainda, o acesso a outro questionário que esclarece dúvidas relativas ao instrumento vocal, contribuindo assim para a expansão de conhecimento sobre o tema.

No mesmo sentido, com a intenção de reforçar a importância da voz e de como esta é crucial para a prática do trabalho diário de uma grande percentagem da população ativa mundial, as promotoras da iniciativa partilharam diariamente, desde 1 de abril, o testemunho de várias pessoas que refletiram sobre o papel que o seu aparelho vocal tem nas atividades que desempenham.

Uma vez que o seu bem-estar pode ser afetado por várias razões, as sociedades alertam para os sintomas de perda da qualidade da voz, como a privação do sono, o fumo do tabaco, as alterações hormonais ou o uso vocal intenso ou inadequado. São reforçados, ainda, alguns sinais associados a patologias vocais, especificamente o esforço ao falar ou engolir, a sensação de dor, a rouquidão, a tensão muscular ou a sensação de corpo estranho nas cordas vocais.

ler mais

RECENTES

ler mais