18 Mar, 2025

Infarmed autoriza rotulagem em espanhol em medicamento para a diabetes em rutura

O Infarmed autorizou o uso de rotulagem em língua espanhola de um medicamento para a diabetes, um dos mais de 90 que desde a semana passada tem a exportação suspensa por estar em rutura de stock.

Infarmed autoriza rotulagem em espanhol em medicamento para a diabetes em rutura

O Infarmed explica que o fármaco em causa, em comprimido e na dosagem 5 mg, está em rutura e, por isso, poderá ser usada a rotulagem em espanhol, em embalagens que serão acompanhadas de folheto informativo em português. Para facilitar a acessibilidade ao medicamento, o número de registo, preço e comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde desta apresentação será o mesmo do medicamento autorizado em Portugal, pelo que a prescrição e dispensa podem ocorrer como habitual.

A Autoridade do Medicamento proibiu desde o dia 13 de março a exportação de 91 medicamentos, entre os quais fármacos usados no tratamento de diabetes, transtorno do défice de atenção e hiperatividade e Alzheimer. A lista, que contém mais 23 fármacos do que em fevereiro, integra também medicamentos usados para tratamento de insuficiência pancreática, antipsicóticos, antibióticos e insuficiência cardíaca, assim como medicamentos usados para tratar o vício de fumar.

Esta lista é definida todos os meses e inclui os fármacos em rutura no mês anterior, cujo impacto tenha sido considerado médio ou elevado na saúde pública, bem como outros que estejam a ser fornecidos ao abrigo de Autorização de Utilização Excecional (AUE). A proibição destina-se a assegurar o abastecimento do mercado nacional e aplica-se a todos os intervenientes do circuito, incluindo aos fabricantes.

LUSA

Notícia relacionada

Infarmed autoriza uso de rotulagem em espanhol de insulina em rutura de stock

ler mais

Partilhe nas redes sociais:

ler mais