Hospital de São João estreia sistema robótico único no país para cirurgia da coluna
O Hospital de São João, no Porto, é a primeira unidade do Serviço Nacional de Saúde a disponibilizar um sistema robótico para cirurgia da coluna, uma tecnologia inédita em Portugal e rara na Europa, que já permitiu realizar 16 intervenções desde abril.

O Hospital de São João, no Porto, passou a contar com um sistema robótico inovador para cirurgia da coluna vertebral, o primeiro do género em Portugal e um dos poucos disponíveis na Europa. A tecnologia está acessível a todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e tem vindo a ser utilizada desde abril, já com 16 cirurgias realizadas.
Em declarações à Lusa, o diretor do Serviço de Ortopedia, Francisco Serdoura, destacou que esta ferramenta representa “uma inovação muito recente”, permitindo uma precisão submilimétrica na execução de gestos cirúrgicos, como a introdução de parafusos, um dos procedimentos mais frequentes nas cirurgias da coluna.
Segundo o responsável, a tecnologia é aplicada sobretudo em operações mais complexas, com maior risco, oferecendo vantagens claras para o doente. Entre os benefícios estão a redução de perdas de sangue, menor risco de infeção e um processo cirúrgico menos invasivo.
O especialista explicou ainda que o sistema robótico altera a lógica da intervenção. Enquanto na cirurgia tradicional muitas decisões são tomadas no decorrer da operação, neste caso o planeamento é feito de forma rigorosa antes da entrada no bloco. “Depois, a execução segue um programa pré-definido, garantindo maior segurança e precisão”, referiu.
Para Francisco Serdoura, a introdução desta tecnologia “é um motivo de orgulho” para a equipa e um passo relevante para o SNS. “Estamos a falar de um investimento que cria um padrão de qualidade e que deve ser cada vez mais acessível a todos os cidadãos, e não apenas a alguns”, sublinhou, acrescentando que não existem condicionantes financeiras para o acesso a este tipo de cirurgia.
O diretor do serviço salientou também que a utilização do sistema contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico. “Ao aplicarmos estas soluções, participamos na sua evolução, aspiramos a realizar projetos de investigação e damos às equipas do SNS a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta”, disse.
O Hospital de São João é centro de referência nacional para o tratamento de doentes com trauma grave e realiza, em média, 400 cirurgias à coluna por ano, incluindo casos de traumatismos e patologias como as escolioses. Qualquer doente do país pode ter acesso à nova técnica, desde que referenciado pelo médico assistente.
LUSA
Notícia relacionada
ULS São João inclui circuito para doente agudo no novo Hospital de Dia
NOTÍCIAS RECENTES
- Quase 11.900 jovens recorreram aos cheques psicólogo e nutricionista no primeiro mês 7 de Agosto, 2026
- ULS de Coimbra estreia cirurgia endoscópica do ouvido com apoio robótico em Portugal 7 de Agosto, 2026
- Enfermeiros exigem esclarecimentos sobre eventual gestão privada da ULS do Algarve 7 de Agosto, 2026
- Ordem dos Médicos alerta para riscos no novo sistema de acesso a consultas e cirurgias 7 de Agosto, 2026
- Portugal está a formar os médicos de que precisa? 6 de Agosto, 2026
NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Enfermagem Forense. “Da urgência ao tribunal, cada gesto conta e cada profissional faz a diferença” 203 visualizações
1.º Episódio do Podcast “Frequência Cardio – Sintoniza-te na Insuficiência Cardíaca” da Bayer 169 visualizações
Alguns milhares de utentes podem ficar sem médico de família com nova regras do registo, alerta associação 132 visualizações
“Os programas de rastreio do cancro do pulmão são custo-efetivos e representam um investimento sustentável para os sistemas de saúde” 93 visualizações
Quase quatro em cada dez doentes com enfarte apresentavam níveis elevados de Lp(a), revela estudo 87 visualizações
Trodelvy aprovado para primeira linha no cancro da mama triplo negativo metastático em doentes não elegíveis para inibidores PD-(L)1 61 visualizações






