8 Jan, 2021

Hospital de Évora abre nova UCI e alarga urgência

Urgência vai ficar com "o dobro dos postos de atendimento", a partir do fim de semana. Hospital duplicou camas para doentes covid num mês.

O hospital de Évora vai abrir uma nova unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com covid-19 e aumentar os postos de atendimento no serviço de urgência para infetados ou com suspeitas de infeção do coronavírus.

A nova UCI, com cinco camas, entra em funcionamento esta sexta-feira, e a urgência vai ficar com “o dobro dos postos de atendimento”, a partir do fim de semana, revelou a presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), Maria Filomena Mendes.

A responsável indicou que o HESE “tem estado a tentar criar soluções dentro das próprias instalações para o alargamento da UCI, enfermarias e urgência” para doentes covid-19, sublinhando que o atual edifício “já não é suficiente para dar resposta” e é necessário “o novo Hospital Central do Alentejo”.

Maria Filomena Mendes notou que o hospital continua “a abrir estruturas” para aumentar a capacidade de internamento e exemplificou que, no início de dezembro, o HESE tinha “30 camas para doentes covid-19” e ontem já existiam 69.

Contudo, “não podemos continuar, nem este hospital, nem qualquer hospital, a criar enfermarias, porque as instalações são finitas, os recursos também são limitados e também temos que dar resposta aos doentes não covid”, sublinhou a presidente do HESE.

Fonte do gabinete de comunicação e marketing do HESE disse que ontem de manhã estavam internados na unidade hospitalar 64 doentes com o vírus da covid-19, dos quais oito em UCI, a qual está lotada.

LUSA

ler mais
target="_blank"

RECENTES

target="_blank"
ler mais