Hipertensão. Covilhã tem novo programa de controlo da doença através do exercício físico
A Covilhã vai ter, a partir de setembro, um programa de exercício físico personalizado para controlar a hipertensão, já que é o concelho português com maior prevalência da doença.

Vinte pessoas com hipertensão vão participar, a partir de setembro, na Covilhã, na primeira edição de um programa focado na prescrição individualizada de exercício físico. O programa HY-FIT é promovido pelo Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) e pela ULS da Cova da Beira.
Serão duas sessões semanais, com acompanhamento, e que visam controlar a doença num concelho que tem uma prevalência superior à média nacional. Segundo dados de 2020, a Covilhã apresentava, na altura, uma prevalência de hipertensão de 56%, enquanto a média nacional era de 45%.
Segundo explicou a universidade, o programa, que não é farmacológico, tem relevância enquanto complemento terapêutico para a hipertensão. “O HY-FIT pretende sensibilizar para a importância da prescrição rigorosa e individualizada de exercício físico, baseada nas mais recentes evidências científicas, como forma eficaz de reduzir e controlar os níveis de pressão arterial”, pormenorizaram os dinamizadores.
A sessões serão acompanhadas por alunos e investigadores e o projeto integra uma equipa multidisciplinar de professores da universidade e de médicos e enfermeiros da ULS Cova da Beira.
Os participantes, além de terem um acompanhamento personalizado, vão ser analisados para ajustar uma intervenção prática.
SO/LUSA
Notícia relacionada
Hipertensão Arterial. Taxa de controlo de até 82% em cuidados primários












