Hidrocefalia de pressão normal pode ser causa de quadro demencial
O neurocirurgião Miguel Carvalho alerta para a importância da suspeição de hidrocefalia de pressão normal, perante determinados sintomas. Em causa poderá estar a regressão de quadros demenciais.

Quadro demencial, problemas urinários e dificuldades na marcha podem ser três sintomas de hidrocefalia de pressão normal (HPN). “É uma situação clínica pouco conhecida, que se refere a uma quantidade excessiva de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos do cérebro”, explica Miguel Carvalho, neurocirurgião no Hospital Cuf Viseu.
Os mais afetados são os adultos mais velhos, normalmente entre 60 e 70 anos de idade, estimando-se que 20% das pessoas com mais de 75 anos tenham alguma forma de hidrocefalia, segundo estudos escandinavos. “Como, nesta faixa etária, os quadros demenciais são frequentes, é importante consciencializar os profissionais de saúde para esta patologia, já que esta condição clínica é a única que permite reverter um quadro demencial”, defende.
O atraso no diagnóstico também se poderá dever ao facto de os sintomas serem comuns a outras patologias mais comuns, e por nem sempre se manifestarem ao mesmo tempo.
Quanto ao tratamento mais adequado, Miguel Carvalho diz que “a intervenção cirúrgica é simples”, consistindo na colocação de um sistema de drenagem num pequeno orifício do crânio, para que o líquido se desloque para o espaço peritoneal.
A melhor notícia é a regressão dos quadros demenciais, apesar de esse processo poder levar ainda algum tempo após a cirurgia.
O médico foi um dos oradores do podcast “Por Falar em Segurança”, promovido pela B. Braun.
MJG
Notícia relacionada
Investigadores do Porto identificam proteína que pode ter implicações na demência