31 Jan, 2019

Governo garante que carne de vaca polaca imprópria para consumo já foi destruída

O Ministério da Agricultura garantiu hoje que já foi retirado e destruído um lote de carne de vaca, impróprio para consumo, que chegou a Portugal, através de um matadouro da Polónia.

“As autoridades nacionais desencadearam de imediato todas as diligências, tendo apreendido a totalidade do lote de carne, que foi encaminhado para destruição”, afirmou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

De acordo com o ministério liderado por Capoulas Santos, o alerta da chegada do lote a Portugal foi dado pela Rede de Alerta Rápido, que integra o sistema de segurança alimentar da União Europeia.

Em causa está um lote de 99 quilogramas (Kg) de carne de vaca, que chegou ao mercado português proveniente de um matadouro da Polónia, que aproveitava carcaças de animais feridos ou doentes.

O caso foi revelado, este sábado, pelo canal polaco TVN24, que transmitiu imagens de um matadouro na região de Mazóvia, a cerca de 100 quilómetros de Varsóvia, onde os funcionários retiravam feridas, tumores e sinais da carne que, posteriormente, era enviada para venda.

O Ministério da Agricultura esclareceu ainda que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) apresentou já o relatório da situação às autoridades europeias.

LUSA

Print Friendly, PDF & Email
ler mais
Print Friendly, PDF & Email
ler mais