28 Out, 2021

Fast Heroes 112. Campanha do Dia Mundial do AVC procura bater recorde mundial

Iniciativa reforça o papel das crianças enquanto educadoras, através de atividades que devem ser implementadas nas escolas e em casa.

No âmbito do Dia Mundial do AVC, que se assinala a 29 de outubro, e com o propósito de sensibilizar a população para os sintomas do acidente vascular cerebral (AVC), a campanha “Fast Heroes 112” convida todas as crianças e os seus familiares a tirarem fotografias nas quais usem uma máscara de super-herói para bater um recorde mundial.

 “O AVC representa uma das principais causas de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos de entre as várias doenças cardiovasculares. Por hora, três portugueses sofrem um AVC, sendo que um deles não sobrevive e outro fica com sequelas incapacitantes”, explica o presidente da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), José Castro Lopes.

É neste sentido que a principal missão da campanha é “educar crianças relativamente aos sintomas do AVC para que estes saibam rapidamente identificar quando um familiar, como um dos seus avós, estiver a ter um. Desta forma é possível garantir que todos os doentes chegam ao hospital de forma atempada, evitando consequências mais graves e ajudando a reduzir estes números”, revela a sociedade, em comunicado.

O papel da criança como educador de pelo menos dois “Grandheroes” (avós heróis) é sublinhado nesta campanha, através de diversas atividades programadas para serem implementadas nas escolas e em casa, as quais destacam quatro super-heróis: Francisco (a face), Fernando (a força) e Fátima (a fala) – que representam os três principais sintomas do AVC – e Tomás – que reforça a importância de agir de forma atempada.

Para ajudar a bater o recorde mundial de maior álbum de fotografias de pessoas a usaram uma máscara de super-herói, basta aceder ao site oficial da campanha e enviar uma fotografia ou mais. A máscara oficial da “Fast Heroes 112” pode ser descarregada aqui. Cada pessoa pode submeter várias fotos, desde que todas sejam diferentes.

ler mais

RECENTES

ler mais