6 Out, 2021

Exposição que celebra a descoberta da insulina viaja até ao Funchal

A iniciativa, que conta com o patrocínio da Federação Internacional da Diabetes, já esteve no Porto, em Coimbra e Lisboa.

A exposição itinerante, promovida pela Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina, que procura revisitar os marcos históricos do tratamento da diabetes viaja até ao Funchal e poderá ser visitada na Reitoria da Universidade da Madeira – Colégio dos Jesuítas a partir do dia 11 de outubro.

“A passagem da exposição pelo Funchal é uma forma, por um lado, de sensibilização para a problemática da diabetes e, por outro, de aprendizagem sobre a história da medicina, concretamente da descoberta da insulina. A exposição integrará ainda um importante acontecimento no Funchal, que são as XV Jornadas de Diabetes da Madeira e que acontecem nos dias 14 e 15 de outubro”, diz o promotor local da iniciativa, Silvestre Abreu.

“A inclusão do Funchal no roteiro da exposição era imprescindível. Paul Langerhans, um dos investigadores descritos na exposição e a quem se deve o nome os Ilhéus de Langerhans, refugiou-se nos seus últimos anos de vida na ilha da Madeira e encontra-se sepultado no Cemitério Inglês, no Funchal”, conta o presidente da Fundação Ernesto Roma e membro da Comissão Executiva das Comemorações do Centenário da Descoberta da Insulina, Luis Gardete Correia,

A exposição também oferece destaque ao fundador da APDP, a primeira organização dedicada à diabetes no mundo, Ernesto Roma. Segundo revelam em comunicado, esta é “uma instituição que ao longo dos seus 95 anos de história tem mantido alta a bandeira de respeito pelas pessoas com diabetes”,

Assim, “Uma Visita à História da Diabetes no Centenário da Descoberta da Insulina” além de retratar esta ambição e de celebrar o êxito relativo às recentes descobertas em medicamentos e tecnologias aplicadas à patologia, também faz referência à evolução da diabetes em Portugal.

A exposição poderá ser visitada até ao próximo dia 22 de outubro, entre as 9h00 e as 18h00. Para mais informações sobre a exposição e sobre a celebração dos “100 anos da descoberta da insulina”, basta consultar o link: 100 Anos da Descoberta da Insulina (100anosinsulina.pt).

ler mais

RECENTES

ler mais