13 Dez, 2021

“Este Natal dê um presente ao seu coração” é o alerta dos cardiologistas

Este é o mote da campanha dos Cardiologistas de Intervenção, que alerta os portugueses para os habituais excessos durante a época de festividades que se aproxima.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um alerta à população para a importância de cuidar da saúde do coração, como forma de prevenção da doença coronária ou das suas consequências, através da adoção de escolhas saudáveis para este Natal.

“Sobretudo nesta época festiva, existe uma tendência para serem cometidos alguns excessos alimentares e verifica-se uma redução de alguns hábitos mais saudáveis. Contudo, é importante que os cuidados regulares com o coração se mantenham”, afirma o presidente da APIC, Eduardo Infante de Oliveira, ao relembrar que o mote desta campanha é “Este Natal dê um presente ao seu coração”.

Segundo acrescenta, “a época natalícia pode ser um bom pretexto para fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, optando por uma alimentação equilibrada, pela prática de exercício físico, mesmo que apenas dez minutos por dia, e evitando situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco”.

Recorde-se que a doença coronária se caracteriza pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Estes depósitos, ao causarem um estreitamento ou obstrução das artérias, provocam uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco.

ler mais

RECENTES

ler mais